A produção de camarão no interior do Rio Grande do Norte é uma das iniciativas inovadoras que está sendo promovida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN) e sua Subsecretaria de Pesca e Aquicultura. A equipe se reuniu, nesta terça-feira (29), com membros do Sebrae, Senar e representantes de algumas prefeituras, com o objetivo de apresentar o que vem sendo deliberado sobre o tema.
De acordo com o titular da Sape/RN, Guilherme Saldanha, o Programa de Interiorização da Carcinicultura no RN é uma iniciativa que visa levar mais uma fonte de renda para a população do interior. “A nossa produção de camarão tem bastante potencial no litoral, mas a exemplo de estados como o Ceará, entendemos a possibilidade de expandir essa produção no interior, o que será um impulso econômico importante para o RN”, explicou.
Durante o encontro, o consultor do Sebrae/RN, o engenheiro de aquicultura Jonathas Sales, apresentou dados relevantes sobre um levantamento feito pelo órgão e que já aponta os primeiros municípios com potencial para a produção do camarão. “O Sebrae tem se somado ao Governo do RN e apresentado informações importantes para embasar os investimentos no Programa de Interiorização da Carcinicultura.”, destacou.
Além dos dados apresentados, Jonathas ainda exemplificou aos representantes dos municípios das prefeituras de Apodi, Jucurutu, Itajá, São Rafael, Carnaubais, Pau dos ferros, Paraú, Ipanguaçu e Assu, como funcionarão os espaços de produção do camarão, esboçou custos para criação e venda, e falou das espécies mais indicadas para cultivo.
Segundo a subsecretária de pesca e aquicultura da Sape/RN, Luisa Medeiros, a parceria com as prefeituras é fundamental para o sucesso do programa. “O diálogo com os prefeitos foi produtivo e eles puderam conhecer o programa e entender que as prefeituras serão mobilizadoras e auxiliares na execução das ações necessáriasjunto aos novos criadores e aos que já atuam no segmento”, disse.
Projeto de Lei
Como forma de institucionalizar o Programa de Interiorização de Carcinicultura no RN, está tramitando um Projeto de Lei que além de instituir o programa oficialmente, também vai garantir incentivos fiscais aos futuros produtores e o monitoramento das bacias afetadas pela produção do crustáceo.