Categorias
Pesquisar
BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
SENAI MODA UFRN blog

Neste mês de novembro, a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) está sendo palco da exposição Senai Moda RN no Dragão Fashion Brasil, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (Senai/RN).

A exposição, que reúne peças inovadoras, abre as portas para visitação pública às peças inspiradas no tema Long: Chamas da Revolução Sustentável, de autoria das alunas do curso técnico de Modelagem de Vestuário do Senai. 

A exposição reúne peças exclusivas, elaboradas com materiais ecológicos, as quais são resultado de meses de pesquisa e desenvolvimento, abordando a temática de sustentabilidade e promovendo a economia circular. Por ser 2024, Ano do Dragão no calendário Chinês, a temática de Chamas foi a escolhida para a coleção, na qual as cores, imponência e transparências constroem um universo lírico e de transformações.

Para além da consciência ambiental e criatividade, os looks são desenvolvidos com 100% algodão, tornando-os também uma vestimenta confortável. Com a curadoria de Nele Nelson Machado, a coleção é dividida em quatro núcleos: Ebulição, Chamas, Cinzas, Caos; Acessórios e Calçados; Ficha Técnica; e Apoio. O estilista se orgulha do trabalho realizado. “Parabenizo a todas integrantes pela entrega com primazia desse trabalho, que nos convida a repensar em nosso consumo de moda, de forma responsável e sustentável”, conta.

A coleção integra vestuários, sapatos e acessórios – Foto: Ananda Miranda

As obras de arte foram exibidas no desfile Dragão Fashion Brasil, realizado em Fortaleza, no Ceará, em junho deste ano. A coleção celebra a criatividade e o talento das alunas do Curso Técnico em Modelagem, que encantaram o público durante o evento. Fernanda Medeiros, bibliotecária responsável pela exibição na BCZM, reitera a importância das peças: “a mostra facilita o acesso do público ao design responsável, integrando educação e indústria criativa”.   

Uma das peças em destaque na coleção tem o título Cinzas, e traz consigo uma calda de 30 metros de retalhos de roupas, que seriam jogadas no lixo, costuradas uma na outra, representando o lixo têxtil do oceano e o consumo desenfreado pela humanidade. “O look é uma reflexão. Se não mudarmos nossos hábitos, seremos responsáveis pela nossa própria destruição”, avalia Nele Nelson. A exposição está disponível no corredor principal da BCZM até o dia 3 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h45, e nos sábados, das 7h30 às 13h15.

O vestido Cinzas é um dos destaques da exposição – Foto: Ananda Miranda
Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp