Categorias
Pesquisar
BANNER CENTRO MÉDICO TIAGO DIAS
UERN ESCRITORA 2222

A escritora e egressa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Ana Karla Farias, realiza o lançamento do seu quinto livro na terça-feira, dia 3 de dezembro. Intitulado “Cine-ensaio à literatura: subjetividades à deriva em Agnès Varda e Clarice Lispector”, a obra é uma publicação da editora Mirada Janela e terá o seu lançamento no Mon Petit Café e Livros, às 16h.

Junto ao lançamento, Ana Karla ministrará o curso “Coser para dentro: a cinescrita nos filmes-ensaio de Agnès Varda e Sara Gómez”, no auditório do Departamento de Comunicação da Uern, nos dias 2 e 3 de dezembro. O curso tem como objetivo refletir a cinescrita de Agnès Varda e Sara Gómez, sob a perspectiva do ensaio no cinema.

O livro do “Cine-ensaio à literatura: subjetividades à deriva em Agnès Varda e Clarice Lispector” é decorrente da pesquisa de mestrado da escritora. A obra se propõe a investigar os modos de subjetivação e caminhos do pensamento da cinescritora belgo-francesa, Agnès Varda, bem como da escritora brasileira Clarice Lispector. Ambas, através de um processo ensaístico de inscrição subjetiva e da liberdade de experimentação, construíram narrativas no cine-ensaio e na literatura que escapam de um formato convencional.

“As vozes, olhares e escritas dessas artistas, em algum momento, tomaram meu corpo”, diz Ana Karla ao descrever seu livro, “um corpo que escreve e se perfaz na escrita do outro”. Durante o percurso da pesquisa e escrita, a autora confessa que sentiu como se Varda e Lispector segurassem sua mão nas travessias doloridas de uma pesquisa solitária, que se iniciou em um momento atípico de pandemia.

Sobre a importância da obra, a autora afirma que o livro “lança o desafio de mostrar o quanto as criações dessas duas artistas multifacetadas, mesmo em âmbitos diferentes, podem se emaranhar a partir da dimensão ensaística, como também descortina as operações artísticas para trazer a público, a inscrição de si, dos seus corpos, da escritura de vida e das experiências das mulheres”.

Ana Karla Farias é caicoense e, atualmente, reside em Campinas/SP. Analista de comunicação, jornalista com formação na UERN, autora dos livros A árvore dos frutos proibidos e outros contos (Multifoco), À deriva de mim (Penalux), Nas frestas da história: Nísia Floresta (Asa da Palavra) e Paixão, um animal que hiberna (Minimalismo). É doutoranda em Multimeios na Unicamp. Roteirista e co-diretora do documentário A flor teimosa da Algaroba e colaboradora na revista cinematográfica Littera.7.

As inscrições para o curso podem ser feitas neste link.

Pesquisar
Canal YouTube
WhatsApp