Representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) analisou positivamente o anúncio feito pela governadora Fátima Bezerra sobre o concurso dos professores e o pagamento das promoções de carreira. A expectativa é que a nova seleção possa suprir o déficit que há da categoria na rede pública estadual.
Em conversa com o AGORA RN, o coordenador do SINTE/RN, Bruno Vital, falou sobre como o sindicato recebeu as notícias sobre novo concurso e promoção de professores. “É um anúncio positivo, pois atende a uma pauta de reivindicação nossa. No caso das promoções, o governo mantém a política de atualização do Plano de Carreira, que iniciou em 2021”, explicou ele.
O Governo do Estado anunciou a promoção vertical de 1300 profissionais da educação estadual. As promoções de nível representam um investimento de cerca de R$ 10 milhões por mês.
Em relação ao concurso suprir o déficit de professores reivindicado anteriormente pelo SINTE/RN, as expectativas são positivas. “Tivemos o último concurso em 2015, que convocou até 2022. Esperamos e vamos fiscalizar para que o novo concurso atenda à necessidade da rede”, completou Bruno.
Na esfera do concurso, a governadora Fátima Bezerra oficializou a autorização de realização, abrindo novas vagas na rede estadual de ensino. A governadora destacou que a inclusão de novos profissionais visa aprimorar a qualidade do ensino no sistema estadual de educação.
AgoraRN