Os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Renan Filho, dos Transportes, cumprem agenda, nesta segunda-feira (16), no Rio Grande do Norte para lançar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado. Obra prioritária do programa no RN, a duplicação da BR-304 (Reta Tabajara) está prevista para terminar no primeiro semestre do ano que vem, conforme anúncio conjunto dos ministros e da governadora Fátima Bezerra. De acordo com Rui Costa, um trecho da duplicação será entregue até dezembro deste ano. Ao todo, o RN foi contemplado com R$ 45,1 bilhões.
Outras obras como as construções da Barragem de Oiticica, Ramal do Apodi e do Projeto Seridó estão no novo PAC e faziam parte do rol de ações prometidas pelo governo federal nas versões anteriores do programa, lançados em 2007 e 2010, respectivamente.
Segundo relatório de execução do Programa de Aceleração do Crescimento, feito pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em outubro de 2014, obras, como a da Reta Tabajara, da Barragem de Oiticica e do Ramal do Apoio, já possuíam recursos empenhados desde 2007. Algumas das obras já levam mais de 10 anos de atividades iniciadas sem a devida conclusão, como a Reta Tabajara e a Barragem de Oiticica. O Projeto Seridó, por sua vez, só teve suas obras iniciadas em outubro de 2022. Além dessas, o Novo PAC incluiu a duplicação da BR-304, a construção de um hospital em Natal, entre outras obras.
Tribuna do Norte