Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Lula critica venda de ativos da Petrobras e diz que estatal está sendo recuperada após “tentativa de desmonte”

"Petrobras é a empresa mais preparada no planeta Terra para a prospecção de petróleo em águas profundas", disse Lula / Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira 2, a venda de ativos da Petrobras durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

De acordo Lula, o setor produtivo da estatal foi comprometido após o uma “tentativa de desmonte”, consequência da venda de gasodutos e a BR, empresa que foi comercializada em um processo que ocorreu entre 2017 e 2021.

“A Petrobras é a empresa mais preparada no planeta Terra para a prospecção de petróleo em águas profundas. E é por isso que nós estamos tentando recuperar a Petrobras, porque eles não tiveram coragem de privatizar a Petrobras, porque tinha que passar pelo Congresso Nacional, eles começaram a vender ativos da Petrobras, como venderam gasoduto, a BR, e empresa de gás. Porque o objetivo era tentar desmontar todo o sistema produtivo da Petrobras”, disse Lula.

Combate à violência no RJ e promessas de campanha

Durante o anúncio das obras de dragagem no Porto de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, Lula também afirmou que o governo quer recuperar a indústria naval e trazer novos investimentos para o estado fluminense, visando amenizar as consequências da violência.

“Nós temos a obrigação de ajudar o Rio de Janeiro, é um estado muito importante para o Brasil. O Rio de Janeiro não pode aparecer nos jornais apenas nas páginas policiais. É importante aparecer com a cultura, com emprego, com a indústria naval, petróleo, indústria pesqueira e com muita gente vivendo às custas do seu trabalho”, declarou o presidente que disse, ainda, que o objetivo é enfraquecer as milícias e o crime organizado.

O presidente também fez um balanço da gestão dele no governo federal, declarando haver muitas promessas a serem cumpridas até o fim do mandato, em 2026.

“Um ano e três meses de governo é muito pouco diante dos compromissos que assumi com o povo brasileiro. Vocês podem ter certeza que lembro de cada palavra que eu falei durante a campanha e só voltei a ser presidente da República porque quero cumprir cada coisa que prometi. Quero terminar meu mandato em 2026 como terminei em 2010. Andando de cabeça erguida, sabendo que o povo brasileiro está trabalhando, ganhando mais e vivendo com decência e dignidade”, afirmou.

Com informações da CNN Brasil

AgoraRN

Banner Gov RN
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube