Caicó: Depois da morte de apenado com tuberculose, equipe técnica de Saúde faz ação no presídio

Equipes da Secretaria de Saúde do Município e do Estado, estão realizando desde às primeiras horas da manhã desta segunda-feira (08), a coleta de escarros de todos os presos para identificar possíveis novos casos de tuberculose na Unidade.

O trabalho que era feito periodicamente, foi atrapalhado por causa das rebeliões que danificaram a estrutura do presídio. De acordo com Renata Gomes, da Equipe Técnica da Secretaria de Saúde de Caicó, “houve apenas esse problema, mas, nós sempre estamos aqui porque é preciso fazer esse trabalho. Estamos coletando o escarro dos presos para podermos verificar se estão com a tuberculose e então se tratarem“, disse.

Em 2014, foi registrado apenas um caso que foi foi diagnosticado em tempo e o preso foi tratado e curado. Neste ano de 2015, apenas o preso Nariane Santos, até o presente momento, estava com tuberculose.

O diretor do Presídio de Caicó, Alex Alexandra Dantas, disse ao Blog Sidney Silva, que todas as vezes que o preso necessita de atendimento médico é levado para uma unidade hospitalar e em casos como o de destaque, é feita uma ação com os técnicos da Sesap e da Secretaria de Saúde do Município.

A administração do Presídio está preocupada com essa situação. Nós queremos sempre ajudar. No momento não tem nenhuma reclamação de qualquer outro interno com tais problemas. Pelo menos não fomos informados. Sempre que necessário estamos encaminhando os presos para os hospitais, alguns fazem uso de medicações, nós ajudamos como podemos“, disse.