Com recorde, BRASIL segue 100% na natação

Nadador é o novo recordista da competição no 100m peito e luta por pódio Foto: Rob Schumacher / USA TODAY Sports / Reuters
Nadador é o novo recordista da competição no 100m peito e luta por pódio
Foto: Rob Schumacher / USA TODAY Sports / Reuters

No quarto dia de disputas da natação nos Jogos Pan-americanos, o Brasil continua seguindo a tradição e terá representantes competindo nas finais de todas as provas desta sexta-feira. O grande destaque foi  Felipe França, que bateu o recorde pan-americano dos 100m peito. Etiene Medeiros também foi recordista nos 50m livre, mas na séria seguinte Arianna Vanderpool, das Bahamas, foi mais rápida que a brasileira.

A primeira prova disputada no dia foi a do 100m costas. Etiene Medeiros avançou para a final com o terceiro melhor tempo. Natalia de Luccas foi a nona melhor e disputa a final B. No masculino, Guilherme Guido fez o melhor tempo das eliminatórias e é o único representante do Brasil que disputa medalha, já que Thiago Pereira desistiu de competir nesta prova.

Nos 400m livre, Manuella Lyrio e Carolina Bilich fizeram o terceiro e quinto melhores tempo e competem no fim do dia por um lugar no pódio. Leonardo de Deus será o único brasileiro na final do naipe masculino da prova porque Lucas Kanieski foi o nono melhor e disputa a final B. Léo já tem um ouro dos 200m borboleta e um bronze dos 200m costas.

Jhennifer Conceição e Beatriz Travalon estarão na final dos 100m peito. Elas avançaram com o quinto e sétimo tempos. No masculino, o Brasil deve ter sua melhor chance de medalha nesta sexta-feira. Felipe França, além de ter feito o melhor tempo das eliminatórias da prova, bateu o recorde pan-americano. Felipe Lima também briga pelo pódio. Ele foi o terceiro melhor.

A última prova do dia foi o 50m livre. Na segunda bateria da prova, Etiene Medeiros nadou e bateu o recorde pan-americano. Na seguinte, porém, Vanderpool superou a marca que a brasileira havia batido alguns minutos antes. Logo, Etiene avança para a final com o segundo tempo e Graciele Herrmann também representa o Brasil por ter sido a quarta melhor. Bruno Fratus está na final do masculino. As finais do quarto e penúltimo dia da modalidade começam a ser disputadas a partir das 20h.