Concurso da Fiocruz vai oferecer salário acima de 14 mil reais

Aspecto da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz - Foto: Divulgação
Aspecto da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz – Foto: Divulgação

Com autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para realizar concurso público desde abril, a Fundação Oswaldo Cruz (Concurso Fiocruz 2016) deverá divulgar em breve a banca organizadora responsável pela realização do certame que ofertará 150 vagas para níveis médio, médio/técnico e superior. A Fundação conta com três opções, poderá ela mesma realizar o concurso, fazer parceria com a Fundação Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) ou contratar uma instituição para realizar o certame.

Segundo informado pela Folha Dirigida, na próxima semana haverá reunião do Conselho Deliberativo (CD) da autarquia, para tratar de pontos do concurso. Em reunião no dia 19 de maio, o diretor de Recursos Humanos (RH), Juliano Lima, apresentou a proposta de publicar primeiramente os editais para assistente técnico de gestão, de nível médio, e especialista, que exige doutorado, o que foi aprovado pelo conselho.

Do concurso

Do total de vagas, 21 são para assistente técnico em gestão em saúde (nível médio), 61 vagas para técnico em saúde pública (nível médio), 58 vagas para pesquisador em saúde pública (nível superior) e especialista em ciência, tecnologia, produção e inovação em saúde pública (nível superior).As remunerações iniciais oscilam de R$ 3.278,57 a R$ 14.813,67, variando conforme o cargo. A sede da Fiocruz fica no Rio de Janeiro. Entretanto, parte das vagas será distribuída também entre as outras unidades nacionais da autarquia, localizadas nas capitais Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Velho, Recife, Salvador e Teresina. O órgão adota o regime estatutário de contratação, o que garante a estabilidade empregatícia.

A Fiocruz tem prazo de seis meses para publicação do edital do concurso, ou seja, o documento deverá ser divulgado até o dia 29 de outubro de 2016.