Concurso INSS 2016: divulgados os locais de prova. Confira!

CONCURSO JOVEM

Atenção concurseiro/as que participarão do certame para o Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS 2016)! Está disponível para consulta no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) o local de realização da prova objetiva para os cargos de técnico e analista. A consulta é individual e o candidato deverá informar os os dados solicitados ao acessar a página de acompanhamento.

CONSULTE AQUI O SEU LOCAL DE PROVA

Os candidatos serão avaliados por meio de 120 questões objetivas, em 15 de maio, as provas de nível superior serão aplicadas às 8 horas, já as provas de nível médio serão aplicadas às 14 horas, ambas as provas terão duração de 3 horas e 30 minutos.

A aplicação acontecerá no Distrito Federal e nas capitais de todos os 26 estados brasileiros, além de cidades do interior. Será considerado aprovado quem conseguir dez pontos em Conhecimentos Básicos, 21 em Conhecimentos Específicos e 36 na soma das duas provas.A objetiva de técnico versará sobre Conhecimentos Básicos (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e Conhecimentos Específicos. Já os candidatos a analistas serão submetidos a uma prova sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.

Primeiras nomeações em agosto – O diretor de Gestão de Pessoas do INSS, José Nunes Filho, garantiu que o Ministério do Planejamento está ciente da previsão da autarquia de convocar em agosto os classificados no concurso para 950 vagas, sendo 800 de técnico do seguro social (nível médio completo e remuneração de R$ 5.344,87) e 150 de analista do seguro social (para graduados em Serviço Social, com ganhos de R$ 7.954,09).

O instituto conta atualmente com aproximadamente 40 mil servidores que prestam atendimento presencial aos quase quatro milhões de cidadãos que procuram as agências mensalmente. Além do atendimento presencial, o INSS atende, ainda, uma demanda de mais de seis milhões de ligações telefônicas mensais – quase 68 milhões por ano – por meio das centrais de tele atendimento.

De acordo com Nunes, o Planejamento respeitou o cronograma de contratações nos últimos concursos do INSS, e isso deverá ocorrer de novo, apesar do ajuste fiscal do governo federal. O diretor esclareceu que, no momento da autorização das vagas para a seleção, um cronograma de contratações é traçado, estando o Planejamento ciente da previsão de convocações dos aprovados em agosto.