Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Facebook e Instagram anunciam opções para desativar as curtidas

Nova possibilidade já está disponível

O Facebook anunciou, nesta quarta-feira (26), opções para exibir ou ocultar o número de curtidas dos posts na rede social e no Instagram. O recurso estava em testes no app de fotos há algumas semanas, e a partir de hoje chega para todos os usuários do Instagram. Já no Facebook, as mudanças nos likes serão disponibilizadas nas próximas semanas.

Segundo a empresa, o Instagram escondeu as curtidas anos atrás para tentar diminuir a pressão sofrida pelas pessoas dentro da rede social na busca pelo sucesso digital. No entanto, parte dos usuários não ficou satisfeita com a mudança, pois o número de likes é um indicativo de tendência e de conteúdo popular dentro da plataforma. Por isso, a empresa decidiu dar a cada usuário a opção de ocultar ou não esses indicadores.

Com as novas possibilidades anunciadas hoje, os usuários terão três maneiras de ocultar os likes das publicações: esconder a contagem de um post específico já publicado no próprio feed, desativar a contagem de um novo post durante a publicação ou desabilitar os números de todas as fotos da rede social — nesta última opção, o usuário também não conseguirá visualizar a quantidade de likes nas postagens de outras pessoas.

Segundo o Facebook, a empresa trabalha para oferecer recursos que agradem à maioria dos usuários. “O que uma pessoa deseja de sua experiência no Instagram é diferente da outra, e as necessidades das pessoas estão mudando. Estamos procurando mais maneiras de dar às pessoas o controle sobre sua experiência”, disse a companhia em comunicado.

Ainda no comunicado, o Facebook disse estar trabalhando junto a criadores de conteúdo e instituições especializadas para criar um novo Guia do Instagram, que fornecerá instruções sobre como lidar com a pressão online e preservar a saúde mental.

A contagem de curtidas do Instagram foi desativada no Brasil em junho de 2019, com o objetivo diminuir o clima de competição entre os seguidores, passando a incentivar que as pessoas focassem mais nas fotos e vídeos do que nos números de interações. Desde então, os usuários não conseguiam mais visualizar a quantidade de likes que as outras pessoas receberam em seus posts, tendo acesso somente às métricas das próprias publicações.

Com informações de Facebook

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube