Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Faltam 100 dias para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Na edição brasileira dos Jogos, foram realizados oito eventos-teste/ André Motta/brasil2016.gov.br
Na edição brasileira dos Jogos, foram realizados oito eventos-teste/ Foto: André Motta/brasil2016.gov.br

A 100 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, marcada para 7 de setembro, a capital fluminense acerta os últimos detalhes para deixar tudo pronto para o desafio. Os Jogos Paralímpicos, além de toda a agitação nas áreas de competição – o evento reunirá mais de 4 mil atletas, de 176 países, em 23 modalidades – ganham ainda mais complexidade por conta das necessidades especiais de atletas, técnicos e do público envolvido.

A organização brasileira já traz uma marca histórica. Nunca foram feitos tantos testes paralímpicos quanto nesta edição. Foram oito no total: bocha, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas, natação paralímpica, goalball, atletismo paralímpico, canoagem e paratriatlo, sendo que os dois últimos foram feitos junto das modalidades olímpicas.

“A gente procurou testar a acessibilidade não apenas para atletas, mas em relação ao público, ao serviço de mobilidade, ao transporte das delegações, às rotas acessíveis dentro das instalações, ao piso tátil para deficientes visuais e também na infraestrutura da instalação em si, como banheiros, assentos acessíveis, e também a visão do torcedor na arquibancada em relação à área de competição”, explica Augusto Fernandes, coordenador de acessibilidade do Comitê Rio 2016.Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons endossou a avaliação de Fernandes. “A operação funcionou, os níveis de acessibilidade, que é uma especificidade do atleta paralímpico, ficaram muito bons, bem satisfatórios. É claro que são diferentes de instalação para instalação, mas acho que a operação está bem montada. Sempre tem o que aprender, uma ou outra falha que você pode observar e melhorar, mas, de uma forma geral, minha avaliação é a melhor possível”, diz Andrew Parsons.

Dr. DINNA Oliveira
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube