Fátima convoca reunião com prefeitos para discutir coronavírus no RN

Agovernadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, convocou uma reunião para esta segunda-feira (16), às 15h, na Escola de Governo, para discutir ações de prevenção e combate à propagação do coronavírus no Estado.

Segundo o secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves Júnior, foram convidados para o encontro todos os 167 prefeitos potiguares, secretários municipais de saúde e representantes de igrejas, federações patronais e centrais sindicais. Participarão da reunião equipes da Secretaria Estadual de Saúde e representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o secretário, o governo já está seguindo o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no que diz respeito à prevenção ao coronavírus. Dentre os procedimentos, estão o Plano de Contingência Estadual para Infecção pelo Novo Coronavírus, protocolo clínico e de tratamento, os quais fundamentam as ações do Estado.

Na quinta-feira (12), a governadora se reuniu com representantes da Secretaria Estadual de Saúde para discutir a doença, decretada pela OMS como uma pandemia.

Até o momento, as instruções seguem apenas direcionadas ao uso de álcool gel nas mãos e lavá-las com sabão por pelo menos 20 segundos”, escreveu Fátima, em publicação no Twitter.

“Essas medidas são capazes de remover a coroa de gordura que envolve o vírus, impedindo-o de acessar o corpo humano. Também é recomendado evitar levar as mãos ao rosto.

*Fonte: Agora RN