Festival de Cinema Curta Caicó movimenta o fim de semana na região seridoense

Curta Caicó movimenta Caicó no final de semana

Caicó vai respirar cinema neste final de semana com a realização da primeira edição do Festival de Cinema Curta Caicó. O evento, que será realizado até o próximo domingo (03), conta com grande programação que inclui a realização de oficinas de linguagem audiovisual e roteiro, painéis sobre a participação das mulheres no audiovisual e produção nas universidades e Mostras Competitivas de Filmes Nacionais e Potiguares.

A abertura do evento será hoje (01), no Centro Cultural Adjuto Dias, com apresentação da banda de música Recreio Caicoense, depois se iniciam as mostras de filmes que disputam o prêmio Xique-Xique e concorrem nas categorias: Filme, Diretor, Ator, Atriz, Roteiro e Fotografia. Os vencedores serão conhecidos no domingo (03), a partir das 19 horas.

No sábado (02), será realizada a Mostra Sesc de Filmes (às 14h). A programação continua com o segundo bloco de filmes da Mostra Competitiva e segue com um painel sobre a produção audiovisual nas universidades, coordenado pela UERN.

Já às 19h, será lançando o curta-metragem P´s, inspirado na peça homônima da Trapiá Companhia Teatral e produzido pela Referência Comunicação. No domingo (03), acontece a oficina de roteiro, coordenada por Michelle Ferret, das 09 às 12h, no Centro Cultural. Ainda pela manhã haverá o Fórum Audiovisual, reunindo profissionais do segmento.

A programação se estende na parte da tarde com o último bloco de filmes das Mostras Competitivas e, às 15h30, acontece o painel “Mulheres no Audiovisual do RN”, coordenado por Titina Medeiros e contando com a presença das cineastas Ariane Mondo, Diana Coelho, Dênia Cruz, Keila Sena e Wigna Ribeiro.Finalizando o evento, será exibido o filme produzido na oficina “Cinemando”, com Kennel Rógis, além do resultado dos jurados técnicos e do júri popular das mostras de filmes do Curta Caicó.

De acordo com Raildon Lucena, organizador do Festival de Cinema Curta Caicó, o evento pioneiro tem como objetivo fomentar a produção audiovisual na região Seridó e a formação de público. “Até o próximo domingo, Caicó será a terra do cinema nacional. Vamos exibir filmes de todas as regiões do país e contar com presença de pessoas que produzem filmes e documentários e que irão interagir com o público que vem visitar o festival. Pela repercussão e pelo apoio que estamos recebendo, o Curta Caicó terá vida longa”, destacou.