IV Ursap confirma equívoco na divulgação de casos de Covid-19 em Acari e Currais Novos

A IV URSAP, em Caicó, divulgou na tarde desta quinta-feira (30), um boletim com informações do Coronavírus na região Seridó, porém, os dados que constavam no informe estavam equivocados e a instituição teve que emitir uma nota de esclarecimento.

O boletim dizia que a Região tinha 17 casos de Covid-19 confirmados, sendo 2 em Acari, 2 em Caicó, 1 em Carnaúba dos Dantas, 1 em Cerro Corá, 8 em Currais Novos, 1 em Ouro Branco, 1 em Parelhas e 1 em Serra Negra do Norte.

Quanto às mortes registradas nesta região, o boletim informou que eram 1 em Carnaúba dos Dantas e 1 em Cerro Corá.

O equivoco foi com relação aos 2 casos de Acari e aos 8 de Currais Novos. Na verdade, na primeira cidade, não tem casos confirmados e na segunda, ao invés de 8, são 6 casos.

Veja a nota:

A IV Unidade Regional de Saúde Pública e as secretarias municipais de saúde de Acari e Currais Novos vem a público esclarecer o equívoco na divulgação do Boletim Epidemiológico da Sesap/RN com relação ao número de casos confirmados de Covid-19 nesses dois municípios.

Após reanalise das informações pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/RN) e a SMS de Acari, constatou-se que o segundo caso positivo para Covid, é de um paciente que deu o endereço de Acari, sendo que o mesmo não reside no município.

A SMS de Currais Novos esclarece que teve problema com a execução de dois testes rápidos que ao serem executados apresentaram mostrador de teste com alterações, o que gerou equívoco na produção das informações. Ao serem retestados, os pacientes tivera exame conclusivo com resultado em teste NEGATIVO para COVID-19.

Relatamos que presamos pela verdade no levantamento dos dados, frisando ainda a importância de não compartilhar Fake News e de manter a privacidade dos pacientes, obedecendo as recomendações.

Seguimos à disposição para informações e esclarecimentos.

Caicó, 30 de abril de 2020

IV Unidade Regional de Saúde Pública