Mutirão vai acabar com laudos em atraso na Documentoscopia

Períto do ITEP realiza trabalho
Períto do ITEP realiza trabalho

A Coordenadoria de Criminalística está realizando um mutirão na Documentoscopia para concluir todos os laudos em atraso no setor. Nesse primeiro mês a meta foi os de 2013, cerca de 90, e em julho será os de 2014.

Nossa produção de laudos praticamente triplicou em junho”, enfatizou o capitão PM Franklin Ramalho, coordenador da Criminalística.

Nos exames documentoscópicos, os peritos atestam a autenticidade de documentos como CNH, identidades e Certificados de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), verificando a existência ou não de marcas de segurança. Outro tipo de perícia, comumente solicitado ao setor, é a de análise e autoria de assinaturas.

Para fazer essas perícias, nós usamos um vídeo comparador que além de ampliar o documento até 160 vezes, sem perder a qualidade da imagem, também bombardeia o papel com ondas eletromagnéticas que permitem a gente visualizar elementos impressos que são imperceptíveis ao olho humano. Esse equipamento é o mais moderno que existe para realizar estes tipos de exames, e poucos órgãos de perícia, estadual ou federal, do Brasil contam com um desse”, explicou o perito criminal Luís Antônio.