PRF: Número de acidentes e de feridos cai em relação ao último feriado da Independência

PRF realizou ações nas estradas do RN

A operação Independência 2018 da Polícia Rodoviária Federal encerrou à meia-noite deste domingo (09), com o registro de menos acidentes e menos feridos, porém o número de mortes foi maior.

Durante os quatro dias da operação foram registrados nas BRs que cortam o Rio Grande do Norte um total de 18 acidentes, que resultou em 20 pessoas feridas e três pessoas mortas. No ano passado foram registrados 23 acidentes com 25 feridos e uma morte.

Durante a operação a PRF fiscalizou 2.821 veículos e 3.151 pessoas. Foram feitas 957 autuações por infrações diversas. A fiscalização de alcoolemia e de combate ao excesso de velocidade foram importantes para a redução no número de acidentes. De quinta-feira (6) a domingo (09), cerca de mil e duzentos motoristas passaram pelo teste do etilômetro, dos quais 43 foram autuados por estarem dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Com relação ao excesso de velocidade, 302 condutores tiveram a imagem do seu veículo capturada pelo Radar fotográfico.

Outro indicativo nessa direção de combate às causas dos acidentes graves é a fiscalização quanto ao número de ultrapassagens proibidas. 54 motoristas foram autuados por realizar a manobra em faixa dupla contínua amarela ou de forma forçada.

Destaca-se que o valor das notificações aplicadas aos motoristas flagrados por alcoolemia é de R$ 2.934,70, dobrando no caso de reincidência dentro de 12 meses; e por ultrapassar em faixa contínua amarela é de R$ 1.467,35, além dos 7 pontos no prontuário da CNH.

Crimes flagrados – Durante o feriado, a Polícia Rodoviária Federal também atuou no combate à criminalidade. Doze pessoas foram detidas por crimes diversos. Também foram recuperados cinco veículos e apreendidos sete.