Projeto Piloto de Combate à Desertificação do Seridó será apresentado nesta sexta em Parelhas

Reunião em Parelhas para aprensetar projeto piloto
Reunião em Parelhas para apresentar projeto piloto

O piloto tem financiamento de 100% do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio das Secretarias de Planejamento e Secretaria de Trabalho e Assistência Social com recursos do RN Sustentável, mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial

Três municípios de Seridó do RN serão contemplados com o Projeto Piloto de Combate à Desertificação, que será apresentado às 9h, desta sexta-feira (12), na Câmara Municipal de Parelhas. Nove associações pertencentes aos municípios de Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Equador foram contempladas neste piloto que tem financiamento de 100% do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através das Secretarias de Planejamento e Secretaria de Trabalho e Assistência Social com recursos do RN Sustentável por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

O Projeto Piloto de Combate à Desertificação terá duração de até 30 meses. As associações contempladas receberão assistência técnica (ATER) para elaboração dos diagnósticos, Planos de Investimentos e Gestão Socioambiental, execução dos projetos e Capacitação dos beneficiários.

O objetivo do projeto será promover ações voltadas para recuperação do solo, manejo de paisagens, proteção e recuperação de recurso naturais, e troca de experiências de convívio com a semiaridez garantindo que ações implementadas no combate à desertificação não sofram descontinuidade.

“Esse piloto é um sonho para muitos agricultores dessa região. Uma característica comum desses municípios é que o solo em muitas áreas já encontra-se bastante desgastado devido a intensa retirada da vegetação (lenha), e por isso alguns agricultores já não conseguem desenvolver suas práticas agrícolas”, relata Andrea Batista, gestora ambiental do Projeto RN Sustentável.

O Piloto de desertificação conta ainda com apoio do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Instituto Nacional do Semiárido – INSA, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do RN – SEMARH e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA

Confira a lista de associações que integram o Projeto Piloto de Combate à Desertificação

Associação Comunitária de Timbaúba – Parelhas
Associação de Desenvolvimento Rural Beira Rio – Parelhas
Associação Comunitária do Boqueirão – Parelhas

Associação Comunitária do sítio Carnaúba de Baixo e Adjacentes – Carnaúba dos Dantas
Associação de Desenvolvimento Comunitário do Ermo – Carnaúba dos Dantas
Associação Comunitária da Comunidade de Rajadas – Carnaúba dos Dantas

Associação Rural de Boqueirãozinho e Galo Branco – Equador
Associação Rural de Serra Redonda de Cima, Tanquinho e Salgadinho – Equador
Associação de Boa Vista e Favela – Equador