Saúde firma parceria com Cosern para mapear focos do Aedes em todo o RN

Sesap fecha parceria com o grupo Neoenergia para ampliar ações de combate ao Aedes Aegypti
Sesap fecha parceria com o grupo Neoenergia para ampliar ações de combate ao Aedes Aegypti

A companhia dispõe de 400 leituristas que estão presentes em mais de 1 milhão e 300 mil residências no Estado. Sua atuação no dia-a-dia será identificar os possíveis focos e criadouros de mosquitos, bem como distribuir panfletos informativos para a população. Antes de cair em campo, eles serão capacitados por agentes da Sesap para a missão estratégica de combate ao aedes.

Na prática, quando forem identificados os locais com perfil de foco e criadouros do mosquito, os leituristas emitirão para a secretaria as coordenadas geográficas com a localização do problema. Os relatórios dos possíveis focos serão disponibilizados semanalmente. Com o retorno das ações, a secretaria enviará um balanço com as ações desencadeadas a partir deste relatório.

Outra colaboração da Cosern nesta parceria que foi firmada sem custo algum para o Governo do RN, vai acontecer nas 26 agências e 143 postos credenciados, com a entrega de material para os consumidores. Nas agências de maior porte, que concentram mais consumidores, serão exibidos vídeos educativos das campanhas. Além disso, a companhia irá divulgar material publicitário da campanha contra o aedes nas faturas de energia a partir de abril.

O superintendente comercial da Cosern, Walmary Pereira Nunes, explicou que na Bahia e em Pernambuco a iniciativa vem sendo um sucesso. O secretário de Saúde do RN, Ricardo Lagreca, agradeceu a iniciativa e disse que a Sesap irá disponibilizar seus técnicos para o treinamento dos leituristas. A capacitação de todos os leituristas será realizada nas cidades pólo do RN. “Esta parceria é muito bem-vinda e vai ser de extrema importância para vencermos esta guerra contra o aedes”, afirmou o secretário.