VÍDEO: Vereadores abandonam sessão e Mara Costa é eleita presidente da Câmara de Caicó

Vereadores fizeram eleição no escuro – (Foto: Sidney Silva)

Os vereadores da Câmara Municipal de Caicó, realizaram a sessão nesta quarta-feira (21), data para a qual estava marcada a eleição da mesa diretora da casa por antecipação para o biênio 2019/2020. Duas chapas foram registradas, uma, tendo Mara Costa (Pros) como candidata apoiada por Odair Diniz – a chapa de Mara tinha ainda Lobão como 1º Vice-presidente; Rangel como 2º Vice-presidente; Drº Júlio, 1º secretário e Ivanildo, 2º secretário – e a outra tendo Zaquel Fernandes, presidente e – Rosângela, 1ª vice-presidente; Ivonete, 2ª vice-presidente; Diogo, 1º secretário e Zé Filho, 2º secretário.

O atual presidente Odair Diniz, criticou a forma como seus opositores conduziram o processo, inclusive, andando nos corredores da Câmara com segurança armada.

A sessão estava agendada, mas, faltou energia elétrica, o que fez o presidente repensar sobre a data para a eleição. Ele preferia deixar para a próxima segunda-feira (26), porém, os demais edis não concordaram e resolveram alugar um gerador para que sessão fosse realizada. Mesmo com o fornecimento de energia comprometido, a reunião teve início e logo foi interrompida por 1 hora. Na volta, o vereador Lobão fez um intervenção pela ordem e disse que a chapa encabeçada por Zaquel tinha que ser impugnada pois foi registrada de forma coletiva e não individual como manda o regimento.

Diante da questão, o presidente, Odair Diniz, pediu um parecer da Procuradora Jurídica e a sessão foi novamente suspensa. Na reabertura dos trabalhos, a advogada Priscila Paiva, fez uso da Tribuna para dizer que, legalmente, a candidatura de Zaquel era irregular por causa da forma como foi registrada, ou seja, de forma coletiva. Nesse caso, o presidente, impugnou a candidatura.

Diante da decisão, os vereadores que davam apoio a Zaquel se levantaram um-a-um e deixaram o plenário pensando em acabar com a sessão, mas, não foi o que aconteceu. Saíram da sessão, os vereadores, Alisson Jakcon (Pros), Zaquel (PHS), Pastor Erinaldo Lino (PP), Rosângela (PR), Ivonete Dantas (MDB), Andinho Duarte (PRP), Diogo Maia (PP) e Zé Filho (PRP). E não acabou porque os que ficaram, prosseguiram com a realização da eleição.

O gerador que havia sido contratado pelo grupo que apoia Zaquel, foi desligado e a Câmara ficou completamente no escuro pois a energia elétrica ainda não tinha voltado. Mesmo assim, eles decidiram seguir com a sessão e elegeram Mara Costa, mesmo tendo só 7 votos. O vereador Lobão disse que “nesse caso, não tem problema, pois, o grupo de Zaquel se retirou da sessão, abandonou a disputa, e isso dá a vitória para Mara“.