Abastecimento de água na cidade de Equador é retomado pela Caern

Abastecimento de água na cidade de Equador é retomado pela Caern
Abastecimento de água na cidade de Equador é retomado pela Caern

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomou o abastecimento de água da cidade de Equador, na região seridoense, neste fim de semana, quando o açude Mamão registrou um aumento de 35% no seu volume de água. Desde que entrou em colapso, há quase dois meses, a cidade vinha sendo abastecida precariamente com carro-pipa vindo de Natal, sob a responsabilidade do Exercito e Defesa Civil da Prefeitura de Equador. Agora a empresa volta a fornecer água para cerca de 1.500 famílias, em forma de rodízio a cada 24h para os bairros José Marcelino, Dinarte Mariz e Cohab, prolongando o tempo de permanência do produto enquanto aguarda mais chuvas na região.

Com o aumento no volume de água no açude Mamão, a Caern reinicia os serviços de captação, tratamento, bombeamento e distribuição do produto diretamente nos imóveis. Dessa forma, o faturamento, que estava suspenso desde o colapso, é reativado com geração das contas de consumo emitidas mensalmente. De acordo com levantamento feito pelo chefe do Escritório local, Pablo Roberto Primo Diniz, a Caern está distribuindo o equivalente a 40 mil litros de água por hora, em dias alternados.

Com a recuperação do fornecimento de água em Equador, o número de cidades em colapso no Rio Grande do Norte cai para 16, sendo 12 no Alto Oeste e quatro no Seridó. Já as 75 cidades que estão recebendo água em forma de rodízio, localizadas na região Alto Oeste do Estado (22), na região Agreste(11), na região Central (12), no Oeste (13) e no Seridó (17).

A Caern recomenda aos usuários da empresa para continuem economizando água, enquanto renova a expectativa de mais chuvas para superar a maior crise hídrica dos últimos 100 anos.