Feira de artesanato contribui para valorização do artesanato no Vale do Açu

Feira de artesanato contribui para valorização do artesanato no Vale do Açu - (FOTO: João Vital)
Feira de artesanato contribui para valorização do artesanato no Vale do Açu – (FOTO: João Vital)

Um espaço voltado para a fomentar e valorizar o artesanato no Vale do Açu, no Oeste Potiguar. Esse é o objetivo da II Feira de Artesanato Talentos do Vale, que acontece paralelo aos tradicionais festejos junino da cidade de Assú. A mostra segue até este sábado (25), no mesmo local da festa e com entrada gratuita.

O stand montado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), com apoio do RN Sustentável, através do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial, conta com 100 artesãos e seus diversos trabalhos com reciclagem, esculturas em madeira, bijuterias, crochê e outras.

A ideia é que eles não só divulguem o trabalho deles, mas que a feira também possa ajudar no escoamento da produção, colocando os artesãos em contato direto com o consumidor final e deixando-os como protagonistas de sua própria arte e evitando a figura do atravessador”, ressalta a subcoordenadora de Artesanato da Sethas, Salmira Torres.

A iniciativa do governo foi elogiada pelos artesãos. “É uma oportunidade de mostrar o nosso artesanato para os visitantes nesse período de maior movimento na cidade e estou gostando muito”, conta a artesã natural do município, Cassandra Almeida. Ela trabalha com reciclagem há dois anos.

“O trabalho do artesão no Rio Grande do Norte tem que ser sempre valorizado e esse espaço é muito importante para a gente, então, o governo está de parabéns pela iniciativa e esperamos novas oportunidades como essa”, acrescentou o artesão Pedro Jucie que trabalha há 16 anos com esculturas em madeira.