Perito do ITEP participa de treinamento para os Jogos Rio 2016

Perito do ITEP de Caicó participa de formação na Força Nacional
Perito do ITEP de Caicó participa de formação na Força Nacional

O perito criminal André Rocha, do Instituto Técnico-Científico de Polícia, participou nos últimos seis dias da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) – Grandes Eventos, preparatória para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e concluiu o treinamento com média de aproveitamento de 9,62.

Rocha, que já havia participado da INC para peritos criminais do Brasil, em 2012, foi o único profissional do ITEP a participar deste novo nivelamento. “Foram atividades teóricas e de campo, conduzidas por profissionais que integram a Força Nacional. As instruções começavam pela manhã e se estendiam até à noite; as avaliações foram bem rigorosas”, disse.

Os participantes tiveram aulas de Gestão de Operações em Grandes Eventos, Atendimento Pré-Hospitalar, Busca e Varredura Antibombas, Policiamento de Eventos, Psicologia das Massas, Direitos Humanos, Instrumentos e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo, Fundamentos Legais em Manifestações Públicas, Terrorismo e Contraterrorismo, Medidas Preliminares em Local de Crise, entre outras disciplinas.

De acordo com o Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça e responsável pelo planejamento governamental na área, Andrei Rodrigues, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, 10 mil componentes da Força Nacional e outros quase 5 mil policiais de fora do Rio de Janeiro irão reforçar a segurança dos cerca de 15 mil atletas, representantes de 206 países.

As INC voltadas aos Jogos também foram realizadas em outras cidades como Rio Branco (AC), São José dos Pinhais (PR), Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Gama (DF). As próximas edições devem ser realizadas em Macapá (AP), Belém (PA) e São Luís (MA).