Projeto da UFRN apoia prefeituras na elaboração de Planos de Saneamento

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, nesta quinta-feira, 7, a Conferência Geral com os municípios do Rio Grande do Norte que participarão do projeto de apoio técnico para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs). A conferência acontecerá das 9h às 18h, no auditório da Reitoria da Universidade.

Prefeitos, secretários de prefeituras e pessoas indicadas para elaborar os PMSBs de 86 municípios atendidos pelo projeto participam do encontro. O objetivo é  apresentar a equipe e as ações que serão desenvolvidas aos gestores municipais. A exposição ainda apresentará o processo de capacitação e apoio técnico que será desenvolvido, buscando sensibilizar para a importância da elaboração dos planos.

O projeto ainda prevê a realização de capacitações regionais para treinamento e nivelamento de conhecimentos e informações dos comitês indicados pelas prefeituras. Também serão realizadas oficinas para que os representantes dos municípios elaborem os planos com o apoio da equipe técnica da Universidade.

A ação acontece a partir de um Termo de Execução Descentralizada assinado entre a UFRN e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa). O projeto, coordenado pelo professor Aldo Dantas, do Departamento de Geografia da UFRN, envolve professores e alunos de graduação e de pós-graduação de diferentes departamentos e centros acadêmicos, além de pesquisadores de outras instituições.

Confira a lista completa dos municípios potiguares que serão contemplados no projeto

Canguaretama, Goianinha, Monte Alegre, Nísia Floresta, Pedro Velho, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Vera Cruz, Brejinho, Jundiá, Montanhas, Nova Cruz, Passagem, Santo Antônio, Serrinha, Várzea, Boa Saúde, Lagoa D’anta, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, Serra Caiada, São José do Campestre, Senador Elói de Souza, Serra de São Bento, Sítio Novo, Tangará, Extremoz, João Câmara, Maxaranguape, Rio do Fogo, Poço Branco, Taipu, Touros, Bom Jesus, Caiçara do Rio do Vento, Santa Maria, Riachuelo, Ruy Barbos, São Pedro, São Tomé, Florânia, Itajá, Jucurutu, São Fernando do Sabugi, São Rafael, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Bodó, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Equador, Jaçanã, Lagoa Nova, São Bento do Trairií, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Baraúnas, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Tibau, Serra do Mel, Caraúbas, Almino Afonso, Campo Grande, Frutuoso Gomes, Janduís, Lucrécia, Paraú, Patu, Serrinha dos Pintos, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Água Nova, Alexandria, Encanto, José da Penha, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Paraná, Pilões, Riacho de Santana.