Sábado é o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai realizar neste sábado (10), a maior mobilização da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos do RN. Os animais podem ser vacinados das 8h às 17h em postos fixos nos municípios. A estimativa é de que 742.555 animais sejam imunizados, sendo desses 530.638 cães. E para que a meta de 80% que assegura a quebra da cadeia de transmissão da raiva do cão para as pessoas seja atingida, é preciso que 424.511 cães sejam vacinados. A campanha foi iniciada em 8 de agosto e prossegue até 10 de outubro.

No RN, o último caso de raiva humana ocorreu em 2010, mas há, anualmente, em média 27 casos de raiva animal diagnosticados laboratorialmente. Em 2015, o registro de casos de raiva animal foi superior à média anual e foi o maior dos últimos cinco anos. Nesse ano foram diagnosticados laboratorialmente 39 animais positivos para raiva, sendo cinco cães. Esse número de casos de raiva canina chama atenção da vigilância da raiva, pois, de 2005 a 2015, esse foi o ano com maior registro de raiva em cães no estado. Além disso, a variante viral identificada em quatro desses cães foi proveniente de raposa, comprovando a inter-relação entre animais de estimação e silvestres.

O caso de raiva humana de 2010 do RN teve como animal transmissor um morcego. Historicamente, no Rio Grande do Norte, os quirópteros são os animais mais acometidos por raiva, correspondendo a 52,82% dos casos diagnosticados entre todas as espécies encaminhadas para exame laboratorial de raiva. Este ano, dos 14 casos diagnosticados laboratorialmente no RN, 10 ocorreram em morcegos.