Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

RN terá campanha contra Aedes Aegypti e novas diretrizes para microcefalia

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e do Zika vírus (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e do Zika vírus (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

Preocupado com o grande número de casos de microcefalia surgidos no Rio Grande do Norte nos últimos três meses – 60 ao todo – de acordo com a Sesap, o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, se reuniu com o adjunto, Haroldo Vale, e técnicos de saúde para discutir o assunto e traçar novas diretrizes de trabalho.

A preocupação dos gestores estaduais aumentou após o Ministério da Saúde ter confirmado a relação entre a doença e o Zika vírus, através de exames em bebê nascido no Ceará com microcefalia, em amostras de sangue e tecidos.

Como primeira medida adotada na reunião com o secretário adjunto, Lagreca solicitou uma audiência que será realizada nesta terça-feira (1) junto ao Gabinete Civil, com o governador Robinson Faria, a situação da doença no estado.

Na ocasião, o secretário de Saúde vai propor ao governador que se faça uma campanha de esclarecimento para a população dos perigos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças exantemáticas como a Dengue, Zika, Chikungunya, Guillain-Barré e até mesmo a Febre Amarela.

Na próxima quarta-feira (2) será realizada uma reunião extraordinária para discutir como deverá ser feita a campanha. Dentro dessa estratégia será proposto ainda o engajamento da sociedade civil, bem como da Igreja, escolas públicas e privadas e orientações à população de como se prevenir do vetor nas contas de água e luz.

Números discrepantes

Contrariando os números da Sesap, o Ministério da Saúde informou que o RN registra até agora 79 casos suspeitos da doença, sendo o 3º estado do país com maior número de registros.

No país, os casos suspeitos já somam um total de 1.248, registros em 311 municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, o estado de Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar o aumento de diagnóstico de microcefalia na região. Em seguida, estão os estados da Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantis (12), Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1).

 

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp