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O novo Canal de Suez: a obra faraônica que o Egito fez em um ano

Pelo canal de Suez passa atualmente 7% do comércio mundial baseado em navegação
Pelo canal de Suez passa atualmente 7% do comércio mundial baseado em navegação

É uma obra faraônica concluída em apenas um ano. Trata-se do novo Canal de Suez, no Egito, que, após testes, será inaugurado oficialmente no dia 6 de agosto. A obra é considerada essencial para o comércio regional e global.

A construção da nova via, que passa ao lado da maior parte do canal original, começou há menos de um ano.
A rota de 72 km permite a navegação em dois sentidos de barcos de grande porte.
Vários navios com contêineres de todo o mundo, escoltados por helicópteros e embarcações militares, passaram pelo canal desde o último sábado como parte desse ensaio.

O esquema de segurança tem suas razões, segundo autoridades egípcias. A península do Sinai, nas imediações do canal, é uma região com atividade intensa de grupos islâmicos extremistas. Os militantes mataram centenas de civis desde o golpe militar que derrubou o presidente Mohammed Morsi em 2013.

Estímulo ao comércio
O canal de Suez original, inaugurado há quase 150 anos, une os mares Mediterrâneo e Vermelho.

Projeto do canal de Suez

US$ 8,5 bilhões  foram angariados para a expansão do canal

US$ 13,2 bilhões é o rendimento esperado até 2023 (de US$ 5,3 bi)

72 km serão adicionados ao canal

97 navios passarão por dia no canal até 2023 (dos atuais 49)

11 horas será o tempo de viagem na direção sul (atualmente, são 18 horas)

12 meses de obras foram necessários para completar o projeto até agosto de 2015

Fonte: Autoridade do Canal de Suez
AFP

CANAL DE SUEZ MAPA

O atual presidente do Egito, Abdel Fattah al Sisi, afirma que a expansão de uma das rotas de navegacão comercial mais importantes do mundo dará forte impulso à economia do país.

Pelo canal de Suez passa atualmente 7% do comércio mundial baseado em navegação.

A via é ainda uma das principais fontes de recursos para o Egito. Estima-se que a construção do novo canal tenha custado US$ 8,5 bilhões. As obras – realizadas em regime de 24 horas – ficaram a cargo das Forças Armadas.

A passagem será inaugurada em 6 de agosto, exatamente um ano depois do começo dos trabalhos, seguindo a meta ambiciosa do presidente Al Sisi.

O chefe da Autoridade do Canal de Suez, almirante Mohab Mameesh, disse que o projeto significa um “renascimento” para o Egito.

Mas há quem critique a ideia. Alguns especialistas questionam os lucros projetados pelo governo e dizem que o dinheiro poderia ter sido gasto em demandas mais urgentes.

“É, sobretudo, um projeto patriótico, e isso é muito difícil de quantificar”, afirmou à BBC o analista financeiro britânico Angus Blair, baseado no Cairo.

No último final de semana, o almirante Mameesh anunciou planos de construir outro canal mais próximo de Port Said, no Mediterrâneo.

A estimativa é que esse projeto consuma US$ 60 milhões, com extensão de 9,5 km, segundo a agência de notícias Reuters.

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