Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Amigos prestam homenagens ao jornalista e advogado Ticiano Duarte

DUARTE JORNALISTA

A morte do jornalista Ticiano Duarte, vítima de um infarto fulminante na noite de sexta-feira (07), provocou homenagens das mais diversas à memória do intelectual, advogado e professor. Do Senado ao Ministério, passando pelos colegas de jornalismo, inúmeras foram as palavras em nome da trajetória do escritor da Academia Norte-Riograndense de Letras.

O senador e ex-ministro Garibaldi Alves (PMDB) destacou a coragem de Ticiano Duarte na direção de redação da Tribuna do Norte, em plena ditadura militar e relembrou a amizade cultivada ainda na juventude.

“Sempre defensor das liberdades e das instituições democráticas. Conheci Ticiano Duarte ainda na infância, na década de 60, quando ele fundou junto com Aluízio Alves a Cruzada da Esperança (…) O Rio Grande do Norte fica mais pobre”, afirma.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, em tom ainda mais próximo do escritor, destacou a amizade e o caráter do “imortal” da Academia Norte-Riograndense. “Partiu nosso Ticiano. Amigo de fé, irmão camarada. Caráter e coragem foram as suas expressões na Tribuna do Norte, no PMDB, na vida, nas amizades”, destacou.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, lamentou a morte do intelectual, a quem atribuiu “paixão por Natal” e ressaltou a intensidade com que Ticiano viveu a vida. O gestor, inclusive, esteve com Ticiano horas antes, durante a programação da FLIPIPA, Festival Literário do qual o escritor participou. “Saudades eternas do grande natalense e amigo”, escreveu Carlos Eduardo.

O jornalista Alex Medeiros também homenageou, em texto no seu blog no portalnoar.com, a memória e a história de Ticiano Duarte. Medeiros se coloca na condição de admirador da trajetória do escritor, a quem tinha como “unanimidade a confirmar a exceção da regra” e confrade em encontros semais com outros amigos de longa data. “Ticiano morreu aos 84 anos, deixando em nós a saudade de uma noite silenciosa”, lamentou.

Além das homenagens de amigos feitas por notas oficiais e através de redes sociais, houve ainda aqueles que foram ao velório de Ticiano Duarte. Outros tantos também se fizeram presentes no final desta tarde, no cemitério Morada da Paz, para a despedida final ao jornalista.

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube