Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

MST invade terras da Emparn em Caicó

Damião Sabino lider do MST disse que 150 famílias estão na ocupação - (FOTO: Sidney Silva)
Damião Sabino lider do MST disse que 150 famílias estão na ocupação – (FOTO: Sidney Silva)

Um grupo formado por 150 pessoas que compõem o MST, oriundas das cidades de Caicó, Jucurutu e São Fernando, invadiram a sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN, localizada às margens da RN 118, distante 7,5km da zona urbana de Caicó.

A invasão ocorreu por volta das 22hs30min da noite deste domingo (29). O grupo quebrou os cadeados do portão de entrada da Emparn e entraram no lugar. Montaram barracas e acamparam nas terras.

Em contato com o site Sidney Silva, o líder do grupo, identificado como Damião Sabino, disse que não existe interesse em conflitos, que são “de paz“. “Nós temos 150 famílias aqui do Seridó e querem terra para trabalhar. Aqui nós encontramos o melhor lugar para isso“, disse.

O diretor da Emparn, José Augusto, contou que foi informado da invasão com antecendência, mas, nada pôde fazer e que somente na manhã desta segunda-feira (30), é que conseguiu conversar com os membros do movimento.

Nós estivemos no local invadido e não conseguimos conversar. Depois eles nos procuraram e disseram do seu objetivo. Eles querem esse local como ponto de partida para suas ações. Também sugerimos que eles se alojem em outra área aqui da Emparn e concordaram. Nossa equipe jurídica está analisando toda a questão“, relatou.

No momento em que os ocupantes das terras faziam o desmatamento de algarobas, a fiação de um poste foi derrubada e isso provocou a queda na energia elétrica nos prédios da Emparn.

FOTOS: Sidney Silva

Banner Gov RN
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube