Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Ministro da Saúde deve esclarecer aos senadores quais medidas tomadas contra surto de microcefalia no país

Ministro da Saúde deve esclarecer aos senadores quais medidas tomadas contra surto de microcefalia no país/ Foto: Márcia Kalume / Arquivo Senado
Ministro da Saúde deve esclarecer aos senadores quais medidas tomadas contra surto de microcefalia no país/ Foto: Márcia Kalume / Arquivo Senado

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, deve debater com os senadores em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais o aumento dos casos de microcefalia no país. Segundo o Ministério da Saúde, neste ano foram registrados mais de mil e duzentos casos com suspeita de microcefalia, a maioria na região nordeste.

Segundo o repórter George Cardim (Rádio Senado), o governo e a Organização Mundial da Saúde já confirmaram a ligação entre a doença e o Zika vírus, transmitido pelo Aedes Aegypti. O autor do pedido, senador Edison Lobão, do PMDB do Maranhão, disse que o ministro deve explicar quais os riscos do vírus para as gestantes e as medidas que estão sendo adotadas pelo governo para prevenir e controlar a doença.

O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, lembrou que seu Estado já registrou mais de 600 casos, e o surto de microcefalia levou Pernambuco e o Recife, a capital, a decretarem Estado de Emergência.

Humberto Costa, que já foi ministro da Saúde, alertou que é necessário empenho do governo e da sociedade para combater o mosquito.

“Essa luta contra o Aedes aegypti deve ser assumida por toda a sociedade, tendo em conta que os Governos sozinhos – Municipais, Estaduais e Federal – são incapazes de fazer face a esse imenso desafio se não contarem com o apoio da população. Todos nós devemos assumir a responsabilidade de trabalhar para evitar que mais bebês sejam vitimados pela má-formação provocada pelo Zika vírus”, disse o senador Humberto Costa.

O mosquito Aedes Aegypti também transmite a dengue e a chikungunya. A audiência pública ainda não tem data marcada.

Dr. DINNA Oliveira
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube