Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Protesto pede a democratização do sistema eleitoral da CBF

Raí e Alex marcaram presença no protesto na sede da CBF Foto: Twitter/Rádio BandNews FM Rio
Raí e Alex marcaram presença no protesto na sede da CBF – Foto: Twitter/Rádio BandNews FM Rio

A terça-feira foi marcada por um protesto de populares e membros do Bom Senso F.C. em frente a sede da CBF, no Rio de Janeiro. O principal pedido é a saída da atual cúpula da entidade e a democratização de seu sistema eleitoral. Entre os presentes estavam Raí, Alex, Djalminha, Paulo Autuori e Afonsinho, além de um grupo de carca de 50 pessoas.

“Nosso objetivo é democratizar o sistema eleitoral da CBF, possibilitando que outras pessoas e grupos participem. Não representamos chapas. A gente tem ideias e quer colaborar por uma nova gestão, encontrar o melhor modelo. O melhor é abrir o debate para mais pessoas participarem”, declarou Raí em frente a sede da entidade.

Atualmente a CBF está com o seu presidente, Marco Polo Del Nero, afastado em licença. Com José Maria Marin preso nos EUA, a entidade convocou para essa quarta-feira uma eleição para eleger o novo vice, mas Delfim Peixoto, que ocupa o cargo atualmente, conseguiu uma liminar para impedir o pleito.

Segundo o Portal da Band, a grande questão envolvida nessa eleição é sobre a possível sucessão ao cargo de presidente, já que Del Nero corre risco de ser suspenso pela Fifa. Assim, Delfim assumiria, mas o único candidato homologado é Antonio Carlos Nunes, que é mais velho que Delfim. O estatuto da CBF prevê que em caso de renúncia do presidente, assume o seu lugar o vice mais velho.

Os membros do Bom Senso F.C. presentes ao protesto, que começou a ser organizado por meio da hashtag #OcupaCBF nas redes sociais, leram um manifesto assinado por cerca de 130 pessoas, entre pessoas ligadas ao esporte, como Pelé, e artistas, como Chico Buarque.

“Não temos um nome (candidato), porque o sistema é fechado, viciado. Mas existem pessoas capacitadas que podem representar esses ideais. O mais importante é quebrar o sistema, partir do zero. O debate deve ser rico, amplo, com diversas propostas”, explicou Raí, que disse não possuir o perfil executivo, mas que está aberto para discussões.

“Se o Del Nero renuncia, a diretoria continua. A gente quer que o sistema seja quebrado. Pode ser até um deles, mas num sistema mais aberto”, completou Alex. No protesto havia diversas faixas pedindo a renúncia da atual diretoria da CBF e uma com a clara mensagem: “O futebol é do povo”.

Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp