Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Messenger terá chat secreto com mensagens que se apagam automaticamente

Facebook Messenger vai ganhar recursos de privacidade no estilo Snapchat. Com isso, mensagens trocadas pelo aplicativo vão poder ser deletadas automaticamente depois de lidas. Para completar, os usuários poderão criptografar o conteúdo, para impedir que as conversas possam ser interceptadas por terceiros. A técnica deverá funcionar no celular de maneira parecida com WhatsApp e Telegram.

Chamada de “Conversa Secreta”, a novidade foi anunciada pelo Facebook nesta sexta-feira (8). O recurso já está em fase de testes para um número limitado de usuários, e tem previsão de lançamento em poucos meses. A criptografia, porém, não será automática no mensageiro, o que significa que as pessoas terão que ativá-la nas configurações do app.

Segundo o Facebook, o objetivo do novo sistema de segurança e privacidade é permitir que as pessoas possam passar dados confidenciais, como informações sobre doenças ou contas bancárias, com a garantia de que não terão as conversas do Messenger lidas.

Outra característica das conversas secretas é que os chats não poderão ser sincronizados com outros dispositivos, sendo limitadas apenas àqueles aparelhos que enviaram e receberam a mensagem. Com a função “Conversa Secreta”, quando você receber um texto no celular, por exemplo, não poderá acessá-lo na versão web, pelo PC.

Além disso, as mensagens secretas terão um tempo de duração limitado, que pode ser decidido pelo usuário, e, após o término, a conversa será apagada automaticamente. No entanto, as conversas privadas vão contar com outras limitações, por isso, em um primeiro momento, haverá suporte somente para textos, fotos e stickers, sem suporte para GIFs, vídeos e grupos.

O Facebook lembra que a novidade é apenas uma camada extra de segurança para os usuários, o que não significa que o app é inseguro atualmente. “As mensagens e chamadas do Messenger já têm sistemas de segurança fortes, da mesma forma que bancos e sites de compras online, assim como as ferramentas de bloqueio de spam e malware do Facebook”, aponta a rede social.

Tech Tudo

Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube