Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

UFRN realiza simpósio para debater a resistência do RN na Ditadura Militar; Evento acontece em Caicó

História e memória da Ditadura Militar: repressão e resistência no Rio Grande do Norte, no Seridó e no Brasil (1964-1988). Este é o tema do primeiro simpósio nacional realizado pelo Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN). O evento é aberto ao público e acontece no Auditório da Pós-Graduação do Ceres, entre os dias 3 e 4 de maio. Para a emissão do certificado de participação, os interessados têm até o dia 25 para realizarem suas inscrições neste link.

Segundo Larissa Jacheta Riberti, professora do Departamento de História (DHC/Ceres) e coordenadora do simpósio, mais de cinquenta anos depois, compreender melhor o golpe e a ditadura persistem enquanto tarefas relevantes das ciências sociais, uma vez que se identifica um permanente risco do esquecimento desse passado recente. Como resultado desta ação, é esperada a formação de um grupo de estudos apto a planejar e executar novas ações no sentido de ampliar a reflexão sobre a Ditadura Militar e às suas práticas autoritárias no Brasil e na América Latina.

De acordo com a organização do evento, foi criado, em 2009, no Arquivo Nacional, o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil – Memórias Reveladas, ao que seguiu, em 2011, a publicação da lei de acesso à informação (LAI) e a instituição da Comissão Nacional da Verdade. Junto a isso, houve a instalação de uma comissão da verdade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a criação do Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça no estado. Tais iniciativas colaboram para levantar, organizar e divulgar dados a respeito do funcionamento da repressão.

É a partir disso que nasce a ideia deste simpósio: a necessidade de debate sobre a Ditadura Militar não somente no Brasil e no exterior, mas, também, no Seridó e no Rio Grande do Norte. Para se inscrever como apresentador de comunicação oral, é preciso fazer a inscrição no Sigaa, além de submeter resumo de até 15 linhas, dentro das normas da ABNT, para este e-mail, contendo nome, dados do apresentador, formação, orientação, título de apresentação, três palavras-chaves, bem como a identificação do autor no arquivo anexo e no título do e-mail. Dúvidas devem ser tiradas pelo mesmo endereço eletrônico.

Programação

3 de maio, terça-feira

8h – Palestra de Abertura

Tema: O Golpe de 1964 no Rio Grande do Norte e no Brasil: Perspectivas

Palestrante: Diego Knack, professor do IFRN/Caicó

14h às 18h – Simpósios Temáticos 

19h – Palestra

Tema: Militares e Política no Brasil Contemporâneo

Palestrante: Maria da Conceição Fraga, professora do DH/CCHLA – UFRN

4 de maio, quarta-feira

14h às 18h – Simpósios Temáticos 

19h – Palestra de Encerramento

Tema: Violência e Resistência à Ditadura Militar no Seridó Potiguar

Palestrante: Roberto Monte, ativista dos Direitos Humanos e coordenador do DHNet.

Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube