Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Governadora Fátima Bezerra anuncia ação conjunta para atender população afetada pelas chuvas

Foto-Assecom-RN

As chuvas registradas nas últimas semanas, em todo o estado do Rio Grande do Norte, tem causado transtornos, como rompimento e aumento dos buracos nas estradas, alagamentos de setores de cidades e segundo o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot: “As chuvas devem continuar nos próximos dias com mais regularidade em todas as regiões do Estado”.

(Foto: Assecom/RN)

A governadora Fátima Bezerra anunciou neste domingo, em suas redes sociais, que já determinou a mobilização de esforços, em sintonia com as prefeituras, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sesap e Sethas, para que todo o serviço de assistência seja garantido às populações afetadas pelas fortes chuvas no Estado.

Pessoal, estou aqui trabalhando com o Comitê de Monitoramento das Chuvas, acompanhando de perto a situação das regiões afetadas. A partir disso, estamos debruçados sobre a questão de trechos da RN-117 que foram seriamente danificados. Estamos também em contato permanente com a Defesa Civil nacional, atualizando em tempo real sobre a nossa situação. Celebremos as chuvas, mas sigamos trabalhando firme pela segurança de todos e todas”, disse.

A Defesa Civil do RN reitera o alerta às populações que adotem todos os cuidados quanto à utilização das áreas de açudes, barragens ou rios com objetivo de evitar acidentes e tragédias, visto que é bastante comum o uso dessas áreas para o lazer nesta época do ano. Em caso de emergência devem acionar as autoridades através do 190 e 193.

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está com equipe técnica em campo fazendo vistorias nos reservatórios sob responsabilidade do estado. Até o momento não foi identificado nenhum risco para segurança nem riscos de rompimento na infraestrutura.

Técnicos da secretaria estão interagindo fortemente no acompanhamento da sangria da Barragem de Umari.

A Semarh reforça que todas as medidas necessárias para garantir a segurança das barragens do estado estão sendo tomadas continuamente, com o objetivo de garantir a segurança da população e a gestão adequada dos recursos hídricos.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), encaminhou equipes técnicas para avaliar o trecho da RN-117 e outros pontuais, realizando todos os levantamentos necessários. Os serviços para recuperação dos danos causados serão realizados o mais breve possível.

Pontos de atenção:

  • Estrada de Estivas (Genipabu-BR-101): a limpeza e retirada de material que deslizou para a estrada será realizada nesta segunda-feira (10).
  • RN-233 (Caraúbas-Campo Grande): equipe está no local e instalou sinalização. Todo o serviço de recuperação será realizado nos próximos dias.
  • RN 118 (São Rafael-Jucurutu): a equipe já está no local para instalar a sinalização necessária para a ocorrência (fuga de material na cabeceira de uma ponte) e realizar o levantamento técnico. O reparo será feito nos próximos dias. 
Arleide ÓTICA
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp