Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Ação de saúde atende todos os internos da Cadeia Pública de Ceará-Mirim

Foto-Divulgacao-Assecom-SEAP-RN

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e a Secretaria de Saúde de Ceará-Mirim iniciaram na segunda-feira (15), uma ação de saúde envolvendo testagem e vacinação de todos os 1.249 internos privados de liberdade da Cadeia Pública Dinorá Simas (CPDS). Os atendimentos terão continuidade no dia 17. As atividades foram planejadas de forma a não atrapalhar as visitas dos familiares e a rotina da unidade prisional.

(Foto: Divulgação/Assecom SEAP RN)

Vinte e dois profissionais de saúde trabalham nas atividades que envolvem a aplicação de vacinas (Covid, Influenza, Hepatite e Amarela) e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (Hepatites, Sífilis e HIV).

A imunização para Covid-19 é uma ação importante, visto que no mês de abril foram registrados casos do vírus na Triagem Masculina Parnamirim. Além de um surto na Cadeia Pública de Natal (CPN), que obrigou a suspensão das visitas sociais.

A equipe de saúde prisional em Ceará-Mirim é composta por 1 médico clínico-geral, 1 médico psiquiatra, 1 dentista, 1 auxiliar odontológico, 1 farmacêutico, 1 psicológico, 2 enfermeiros, 2 técnicos de enfermagem e 4 assistentes sociais, sendo um fixo na unidade e três em regime de trabalho intercalado com a saúde municipal. A ação foi coordenada pelo Departamento de Promoção à Cidadania (DPC), por meio do policial penal José Carlos Brito, ponto focal da saúde.

ASSISTÊNCIA

As estratégias adotadas pela Equipe de Saúde Prisional da Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, com objetivo de erradicar a disseminação da tuberculose, resultou numa redução de 61% no número de privados de liberdade infectados. Em janeiro, 49 internos estavam em tratamento de tuberculose. Nesta semana, após acompanhamento e testagens, esse número reduziu para 19 apenados. Todos, segundo os profissionais de saúde, com excelente evolução clinica e sem nenhuma complicação.

Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube