Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

MPRN capacitou agentes e delegados da Polícia Civil de Caicó e região em técnicas de investigação cibernética

cats

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) encerrou na quarta-feira (30) um curso de capacitação em investigação cibernética para policiais civis da região do Seridó, que foi realizado na sede das Promotorias de Justiça de Caicó.

(FOTO: Divulgação/MPRN)

Segundo a promotora de Justiça Engrácia Monteiro, o curso proporcionou uma troca de experiência e de informações entre as duas instituições. “Essa é a quinta capacitação que estamos realizando este ano, tentando levar o conhecimento especializado para agentes e delegados da Polícia Civil, ou seja, uma nova forma de investigar os crimes cibernéticos”, afirmou.

Ela explicou que o objetivo do MPRN é contribuir para que os inquéritos policiais e toda a investigação desse tipo de crime sejam mais robustos e completos e chegue até os promotores com mais provas, a fim de se fazer a denúncia e uma boa instrução processual. “Queremos diminuir esse sentimento de impunidade que existe entre a população, falando comumente que a internet é um território sem lei, o que não é verdade”, ressaltou a promotora.

O delegado Ricardo Brito, responsável pela 3ª Delegacia Regional do Seridó, disse que a parceria entre o MPRN e a Polícia Civil representa um grande avanço nas investigações dos crimes cibernéticos e complementa outros cursos que vêm sendo ministrados pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), visando o combate às fraudes eletrônicas. “Todos os policiais saem do curso bem mais qualificados para combater crimes dessa natureza”, destacou.

Essa quinta turma do projeto teve a adesão de 49 pessoas, entre agentes e delegados da Polícia Civil, além de integrantes do próprio MPRN (policiais do Gaeco do Seridó e servidores). O curso foi ministrado por integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN. Já houve outros módulos também em Natal e em Mossoró.

Durante as aulas, foram abordados conceitos básicos sobre ciberespaço, provas digitais, ferramentas de apoio, estudo de casos e aspectos práticos da investigação cibernética. A capacitação também disponibilizou atividades práticas.

A iniciativa visa capacitar os policiais para coletar provas de crimes cometidos no ciberespaço, principalmente nas redes sociais. O trabalho é resultado de uma parceria entre o MPRN e a Polícia Civil do RN para compartilhar conhecimentos e técnicas de investigações cibernéticas.

Banner Gov RN
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp