Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar
Dr. DINNA Oliveira

FIERN entrega prêmio que reconhece contribuição do jornalismo para o desenvolvimento do Estado

Vencedores das cinco categorias da competição comemoram momento. Foto: Moraes Neto/FIERN
Vencedores das cinco categorias da competição comemoram momento. Foto: Moraes Neto/FIERN

Vencedores das cinco categorias da competição comemoram momento. Foto: Moraes Neto/FIERN
Vencedores das cinco categorias da competição comemoram momento. Foto: Moraes Neto/FIERN

Em um reconhecimento à contribuição da imprensa profissional e ao jornalismo de qualidade para o desenvolvimento do Estado, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte entregou, na noite desta quinta-feira 14, a premiação aos vencedores do Prêmio Sistema FIERN de Jornalismo 2023. A grande vencedora foi a série de reportagens “Rio Grande do Sal”, do jornalista Moisés Albuquerque, da TCM Telecom (veja abaixo a lista completa dos vencedores nas cinco categorias).

Durante a entrega, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou a repercussão positiva para o crescimento econômico de um trabalho jornalístico qualificado. Ele também afirmou enfaticamente a confiança no crescimento do RN em um ritmo expressivo e citou a taxa de expansão da produção industrial potiguar em sete meses deste ano.

O presidente da FIERN apontou a importância da correção e precisão das informações e ressaltou os desdobramentos das notícias do jornalismo com esse cuidado para a economia do RN. Ele exemplificou a informação segundo a qual a produção da indústria estadual registrou um aumento de quase 10% entre janeiro e julho deste de 2023, a maior entre 15 estados pesquis ados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). “Isso é relevante, porque mostra que a economia do Rio Grande do Norte está mudando, independente do aspecto político”, apontou.

Amaro Sales disse que há outras informações que sinalizam aspectos transformadores para o RN, como a liderança do Estado na geração de energia eólica.

“Claro que ainda precisa de empenho e que todos ajudem”, acrescentou. Ele citou que o Sistema FIERN tem contribuído com iniciativas como escolas de referência, na rede SESI, e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI). “Esse é o maior centro de tecnologia em energias renováveis do país”, afirmou.

O presidente da FIERN citou que a imprensa cumpre o seu papel ao divulgar essas informações. Ele ressaltou que com o Prêmio FIERN, além do reconhecimento ao trabalho profissional dos jornalistas e da imprensa, estimula o debate em torno desses assuntos de repercussão econômica, em uma discussão qualificada, que busca os melhores caminhos no rumo do desenvolvimento do RN.

O diretor primeiro tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, salientou o talento jornalístico demonstrado nas reportagens que concorreram ao prêmio. Ele apontou que a informação correta é indispensável para uma formação sólida. “A educação e o conhecimento proporcionam oportunidades e, para isso, as informações de um jornalismo de qualidade podem contribuir de forma decisiva. Assim, a retomada do Prêmio FIERN é muito oportuna”, afirmou Roberto Serquiz, que também é presidente eleito da FIERN para mandato que inicia em outubro deste ano.

A gerente da Unidade de Comunicação Corporativa da FIERN, Juliska Azevedo, destacou que realizar o Prêmio de Jornalismo foi uma forma de “reafirmar o compromisso com a transparência, a ética e a promoção de notícias que contribuam para o desenvolvimento econômico do estado”. Ela afirmou que os jornalistas do Rio Grande do Norte tiveram uma receptividade positiva à iniciativa. “Desde o lançamento do 10º Prêmio de Jornalismo do Sistema FIERN, a imprensa do nosso estado voltou a produzir matérias de alto nível, retratando iniciativas e projetos da FIERN, das entidades SESI, SENAI e IEL e da indústria de nosso Estado”, disse.

“Foram quase quatro meses de muito trabalho, durante os quais a equipe de comunicação do Sistema FIERN se empenhou ainda mais em atender, diariamente, as demandas da imprensa, como marcação de entrevista e indicação de fonte. Foi fundamental esse envolvimento”, ressaltou. Ela citou que a SESI Escola, o trabalho de setores industriais como o salineiro e o de reciclagem, o Observatório da Indústria Mais RN e as energias renováveis entre alguns os focos de matérias com reconhecida qualidade jornalística que se inscreveram para a premiação.

“Recebemos ao todo 41 inscrições até o dia 31 de julho. Após esse período, teve início o trabalho da Comissão Julgadora, coordenada pela jornalista Sara Vasconcelos, chefe de redação da Comunicação do Sistema FIERN, e composta ainda pela jornalista Renata Moura, jornalista, professora Renata Passos, professor Ricardo Rosado e jornalista Tácito Costa”, informou.

O superintendente de Jornalismo da Confederação Nacional da Indústria, José Edward Lima, também participou da entrega do prêmio. Ele elogiou a iniciativa da FIERN e citou que Amaro Sales também exerce um papel de liderança na CNI, com suas atribuições de secretário-geral e presidente do Conselho da Micro e Pequena Empresa (COMPEM).

A entrega das premiações também foi feita, durante a solenidade, pelo diretor primeiro secretário, Heyder Dantas; diretor e presidente do COINCITEC (Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia), Djalma Barbosa da Cunha Júnior; superintendente do SESI, Juliano Martins, diretor de Operações do SENAI, Emerson Batista; e superintendente do IEL, Juan Saavedra.

PRÊMIO

O concurso destacou, em cinco categorias, reportagens que deram visibilidade à atividade industrial no Rio Grande do Norte em meio a atuação das entidades que compõem o Sistema FIERN – SENAI, SESI, IEL e a própria Federação.  Neste ano, o Prêmio recebeu 41 trabalhos inscritos. Foram premiados por profissionais e estudantes que concorreram nas categorias: Jornalismo em Texto, Vídeo, Áudio, Fotojornalismo e a categoria especial Estudante, além daquela contemplada como a matéria vencedora entre todas.

Moisés Albuquerque, da TCM Telecom, foi o vencedor do Prêmio da FIERN. Foto: Moraes Neto/FIERN
Moisés Albuquerque, da TCM Telecom, foi o vencedor do Prêmio da FIERN. Foto: Moraes Neto/FIERN

O grande vencedor foi a “Série: Rio Grande do Sal”, da TV TCM Telecom de Mossoró. Assinada pelo jornalista e apresentador Moisés Albuquerque, a série de reportagens dividida em três episódios mostra desde a origem, meios de produção, aplicação do sal em diversos segmentos da indústria e outras atividades econômicas, além de abordar os desafios e avanços da indústria salineira potiguar, responsável por 95% da produção nacional. O material tem produção de Tárcio Araújo, imagens de Thiago Roberto e edição e finalização por Fernando Nicolas.

O jornalista Moisés Albuquerque disse considerar o prêmio um incentivo ao jornalismo profissional. “Os profissionais do jornalismo precisam deste reconhecimento em uma batalha que é diária e nem sempre é reconhecida. Esse incentivo é sempre positivo”, comentou.

Os vencedores em primeiro lugar de cada categoria (Jornalismo em Texto; Vídeo; Áudio; Fotojornalismo e categoria Especial Estudante) receberam o prêmio de R$ 7 mil cada um. Já os trabalhos indicados como vencedores em segundo lugar de cada categoria vão receber um prêmio no valor de R$ 4 mil. O grande vencedor do Prêmio de Jornalismo do Sistema FIERN, além da premiação da sua categoria, ganhou também como prêmio adicional um celular de última geração – iPhone 14 PRO.

VENCEDORES 10º PRÊMIO DE JORNALISMO DO SISTEMA FIERN

ESTUDANTE

  • 1º Lugar HOGLA GEOVANNA DE OLIVEIRA PASTEL
    “ENERGIA/FIERN – A inserção das mulheres no setor de energia eólica” – TV Universitária
  • 2º Lugar KAILLANI AUGUSTA LIMA DA SILVA
    “Energias renováveis: Presidente da Abeeólica destaca necessidade da participação feminina em toda cadeia produtiva” – Tribuna do Norte

FOTOJORNALISMO

  • 1º Lugar AUGUSTO CÉSAR GOMES
    “RN lidera produção de energia eólica no Brasil e projeta ampliar parques nos próximos anos” G1 RN
  • 2º Lugar FRANCISCO CARLOS MOREIRA DE OLIVEIRA
    “Os “Bons ventos” do Rio Grande do Norte impulsionam a economia, gera empregos e renda” Portal Natal em Foco

ÁUDIO

  • 1º Lugar MARALICE FREITAS
    “Pesquisa MAIS RN e os efeitos dos ataques criminosos de março de 2023 na indústria potiguar” – Rádio Universitária/FMU.
  • 2º Lugar FLÁVIA FREIRE
    “MAIS RN – A bússola do desenvolvimento potiguar” –
    Rádio Jovem Pan Natal

TEXTO

  • 1º Lugar MARGARETH GRILO
    “Tecendo fios, transformando vidas” – Tribuna do Norte
  • 2º Lugar THÍFANNY THAIS ALVES BATISTA
    “O sol nosso de cada dia” – TCM Notícia

VÍDEO

  • 1º Lugar MOISÉS ALBUQUERQUE
    “Série Rio Grande do Sal” – TCM Telecom
  • 2º Lugar EMILLY VIRGÍLIO
    “Série Energia Renovável” – InterTV Cabugi

GRANDE VENCEDOR

  • MOISÉS ALBUQUERQUE
    “Série Rio Grande do Sal” – TCM Telecom

AgoraRN

Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp