Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Coronel Araújo diz que governo mantém diálogo com torcidas organizadas

Coronel Araújo é titular da Secretaria de Segurança do RN - Foto: José Aldenir / Agora RN
Coronel Araújo é titular da Secretaria de Segurança do RN - Foto: José Aldenir / Agora RN

Coronel Araújo é titular da Secretaria de Segurança do RN - Foto: José Aldenir / Agora RN
Coronel Araújo é titular da Secretaria de Segurança do RN – Foto: José Aldenir / Agora RN

O secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Francisco Araújo, afirmou em entrevista nesta sexta-feira 22 que o governo manterá um diálogo contínuo com as lideranças de torcidas organizadas para reforçar as políticas de segurança destinadas a atender os torcedores nos estádios.

Ao programa Jornal 91, da 91 FM, Araújo fez menção à reunião que ocorreu na última quarta-feira 20 com representantes das torcidas organizadas dos times ABC e América. O objetivo desse encontro, segundo o secretário, foi buscar soluções para minimizar episódios de violência, como o caso que resultou na morte do jovem Leonardo Lucas, após a partida entre ABC e Sport no último dia 15.

“Nós tivemos uma reunião com as lideranças das duas maiores torcidas organizadas do estado, a do ABC e do América. Nesta reunião, nós ouvimos os representantes das torcidas. Eles fizeram sugestões como por exemplo, em determinados tipos de jogos, com equipes de fora, de quem sai primeiro e quem fica no estádio”, afirmou Araújo.

O secretário destacou a colaboração entre as forças de Segurança de estados vizinhos, como Pernambuco e Ceará, na fiscalização e controle do tráfego de torcedores.

“Neste jogo de agora, com o Sport, foi feito um controle de saída de Pernambuco para cá, junto com abordagem na BR com a Polícia Rodoviária Federal. Foi feita revista das pessoas que vieram nos veículos e ônibus. Do mesmo jeito também acontece no Ceará. Existe essa interação”.

Torcida organizada pediu batalhão da PM exclusivo para jogos

Durante o encontro com os representantes das torcidas, foi levantada a demanda pela criação de um batalhão da Polícia Militar dedicado exclusivamente à segurança em eventos esportivos. No entanto, o secretário esclareceu que essa unidade já existe, sendo o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), responsável pelo policiamento dentro e ao redor dos estádios, bem como pela escolta de torcedores em situações necessárias.

Na ocasião, as torcidas requisitaram também a instalação de um fórum permanente de interlocução com as forças de segurança para tratar de assuntos como o fluxo de torcedores nos estádios, algo que vai ser atendido. Araújo comentou que mais reuniões estão marcadas para acontecer nas próximas semanas com mais representantes.

“Essa foi a primeira reunião com as torcidas organizadas diretamente. Estamos programando outras em que envolvam a Federação de Futebol, os próprios times de futebol, outros representantes das torcidas organizadas, Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ou seja, vamos fazer esse evento onde todos podem opinar com a segurança pública”, disse o secretário.

AgoraRN

Arleide ÓTICA
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp