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Educação entra em nova fase no RN

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As experiências mostram a diversidade de ações desenvolvidas na rede. Foto: Carmen Felix

Emily Beatriz e Sabryna Myllena são estudantes da Escola Estadual Lauro de Castro, na Cidade da Esperança, em Natal. Ambas têm 13 anos, estão no 8º ano e já fazem planos para quando concluírem o ensino fundamental em 2024. Bia, como é chamada pelos colegas, participou da plenária de escolha dos cursos técnicos que serão oferecidos pela unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) que está sendo construído perto dali, no Bom Pastor, bairro da zona oeste de Natal.

Bia, que se orgulha das notas em português e da facilidade que tem para se expressar, quer entrar num curso profissionalizante enquanto estuda para fazer Direito na universidade, seu objetivo. O forte de Sabryna é a matemática, mas ela quer ser médica. Ela espera a entrada em funcionamento do IERN para ingressar em um dos cursos profissionalizantes quando concluir o ensino fundamental.

A construção de escolas de referência na educação profissional e desenvolvimento de tecnologias, levando em conta a realidade local, é uma das apostas do Governo do RN para melhorar a qualidade do ensino médio no Rio Grande do Norte e elevar a rede estadual a um patamar superior. O modelo é inspirado nos institutos federais.

Com recursos próprios no valor de R$ 150 milhões, foram projetados 12 IERNs, contemplando todas as regiões do estado, dos quais 10 estão em construção. O primeiro a entrar em funcionamento será o de Natal. Inicialmente, serão oferecidos dois cursos técnicos: Rede de Computadores e Química. Os critérios utilizados para definição dos cursos levam em conta a potencialidade do local em que a escola está inserida, o interesse de estudantes e da comunidade, sempre com a preocupação de que não haja sobreposição de oferta com, por exemplo, os institutos federais.

A unidade de Natal contará com 12 salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, espaços de convivência, quadra poliesportiva e bloco administrativo. Tem capacidade para atender até 1.500 estudantes nos três turnos. Inicialmente serão duas turmas em tempo integral e duas em tempo parcial (matutino um eixo, vespertino o outro eixo).

“Os IERN vão expandir a oferta pública e de qualidade da educação profissional e tecnológica no estado, tendo como referência a interiorização. São cursos integrados a uma formação básica”, informa a secretária de Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), professora Socorro Batista. “No Rio Grande do Norte, as escolas que mais aprovam no Enem são as escolas profissionais e as escolas em tempo integral. São também as de melhor desempenho no Ideb” da rede estadual, ressalta a secretária.

A secretária lembra que, até 2003, havia apenas uma escola profissionalizante na rede estadual – a Jessé Pinto Freire, na Praça Pedro Velho, em Natal. A rede se expandiu a partir de 2007, quando foi criado o programa federal Brasil Profissionalizado e construídos dez CEEPs – Centro Estadual de Educação Profissional -, a maioria deles na Grande Natal. Além dos CEEPs, há 61 escolas de nível médio que operam algum tipo de educação profissional, totalizando quase 15 mil matrículas. De acordo com o Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), os centros de educação profissional, assim como a Jessé Freire, serão transformados em IERNs.

Em agosto, o ministro da Educação, Camilo Santana, visitou as obras do IERN Natal, anunciou a liberação de recursos para municípios e assinou, juntamente com a governadora Fátima Bezerra, a adesão do Rio Grande do Norte ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e o Programa Escola em Tempo Integral.

O número de escolas em tempo integral passou de 48, em 2018, para as atuais 148. O governo estadual planeja dobrar esse número até 2025, conforme previsto no Plano Estadual de Educação. Os especialistas apontam a melhoria do rendimento acadêmico, o desenvolvimento intelectual, cultural, social e emocional, além da criatividade e senso crítico como as grandes vantagens do ensino em tempo integral. As matrículas em tempo integral são aquelas em que o estudante permanece na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a 7 horas diárias – ou a 35 horas semanais – em dois turnos.

“Com a ampliação do ensino profissional, e do número de escolas em tempo integral, além das outras ações previstas no Programa Nova Escola Potiguar, entraremos em uma nova fase da educação no Rio Grande do Norte”, enfatiza a secretária Socorro Batista.

O Geração Conectada é outro pilar do Nova Escola Potiguar. O projeto prevê internet de alta velocidade dentro, no entorno e em praças próximas às escolas, tanto nas áreas urbanas quanto na zona rural. A velocidade mínima é de 60 Mbps, que permite assistir a vídeos em plataformas de streaming, fazer videoconferências e outras atividades escolares com qualidade de imagem e som, sem queda da conexão.

Os investimentos somam R$ 62,5 milhões. Já foram distribuídos 2.758 chromebooks (notebooks que usam o sistema operacional do Google e armazenamento em nuvem). Nas escolas onde está em pleno funcionamento, a transformação é notável. O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Lourdinha Guerra, em Nova Parnamirim, montou dois laboratórios com 70 computadores. “Mudou completamente nossa realidade”, assegura o diretor Raphael Bender. “É um avanço imensurável”, reforça o professor de Informática Básica do CEEP, Diogo Eugênio. “Antes, a gente precisava esperar para utilizar os computadores. Agora, podemos utilizar a tecnologia a qualquer horário, contribuindo em nossas pesquisas e estudos”, comemora Letícia Silva, 16 anos, estudante do primeiro ano do ensino médio do curso de Redes, do Lourdinha Guerra.

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Rede Estadual de Educação apresenta oito projetos em Semana Nacional de Educação Profissional

O Rio Grande do Norte marcou presença na 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 16 e 22 deste mês. O encontro reuniu representantes de todo o país para discutir e compartilhar experiências relacionadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Durante o evento, a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista e o assessor pedagógico da Subcoordenadoria de Educação Profissional (SUEP), o professor Kaio Cavalcante, participaram de um painel sobre experiências em EPT nas redes estaduais. Ambos destacaram a rede estadual de EPT do Rio Grande do Norte e a inovação decorrente da implantação do Instituto Estadual de Educação Profissional Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN).

Estudantes e professores de instituições de Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino apresentaram oito projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no âmbito da EPT do estado.

A Escola Estadual Walfredo Gurgel, orientados pelos professores João Daniel Cosme da Silva e Glauco George Cipriano Maniçoba, apresentaram quatro projetos.

Além disso, o Centro de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira, orientado pelo professor Rhudson Maxsuel Barros de Oliveira, também apresentou dois projetos inovadores, que demonstram o compromisso do estado com o avanço da Educação Profissional e Tecnológica.

A coordenação dessas apresentações ficou a cargo dos assessores da SUEP Flávia Valcacio, Ana Catarina, João Kaio e da professora Sayonara Fontes, subcoordenadora da Educação Profissional.

A presença da comitiva do Rio Grande do Norte na 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica ressaltou o comprometimento do estado em promover a inovação, sustentabilidade e inclusão por meio da EPT. Os custos de passagens, hospedagem, translado e alimentação da delegação foram custeadas pela Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do MEC. As iniciativas apresentadas pelos estudantes e professores destacam o potencial de transformação da educação e a busca constante por soluções criativas e acessíveis para a sociedade.

Trabalhos apresentados em Brasília

Escola Estadual em Tempo Integral Walfredo Gurgel

Forno Solar De Baixo Custo – Adysson Viana da Silva, 3º ano de Energias Renováveis
Este projeto apresenta um forno solar de baixo custo, que utiliza materiais acessíveis, inclusive reciclados, com o objetivo de fornecer uma alternativa sustentável e econômica. A iniciativa visa beneficiar pequenos agricultores e comunidades carentes, promovendo emprego e renda.

Desidratador Solar de Baixo Custo – Joseanne Andreza de Oliveira Dias, técnico de Energias Renováveis
O desidratador solar é uma solução que utiliza a energia solar para desidratar alimentos, contribuindo para pequenos agricultores e comunidades desfavorecidas. Este projeto enfatiza a produção sustentável, gerando renda e trabalho.

Seguidor Solar – Jennifer Milly de Souza Lima, 3ª série do curso de Energias Renováveis
O seguidor solar é um dispositivo que orienta painéis fotovoltaicos para que estejam sempre voltados para o sol, maximizando a captação de energia solar. Destinado a pequenos comerciantes e agricultores, esse projeto busca otimizar o aproveitamento da irradiação solar.

Bicicleta ergométrica geradora de energia – Kellvys Custodio Lima Da Silva, 3º ano técnico de Energias Renováveis
Esta bicicleta ergométrica converte o movimento em energia elétrica, contribuindo para academias e locais de ciclismo que desejam aproveitar essa energia de forma eficiente.

Centro Estadual de Educação Profissional Lourdinha Guerra

Projeto Aprendendo com Arduino – Arthur Davidson Raves-Coper, 1º ano do curso técnico integrado em Informática
Arduino é uma plataforma que pode ser usada na robótica educacional. Sendo de código aberto e muito popular, tem inúmeras aplicações disponíveis na Internet, que podem ser facilmente adaptadas, permitindo aprendizado de diversas áreas. Além de programação, nossos alunos de Informática e Redes de computadores aprendem eletrônica, física e matemática na prática.

Projeto Memes na Rede – Cecília Pinheiro Neves Cruz
Compreender a irradiação dos memes nas Redes Sociais e fora delas é o foco deste projeto. A prática autônoma na elaboração de curadorias apuradas para seu próprio consumo, podendo replicar tais ferramentas e auxiliar outros na manutenção da cultura, fomentando uma sociedade mais ética e responsável.

Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira

Ponte de Macarrão – Paulo Eduardo Lima de Oliveira, 3° ano do curso edificações
A Competição de Pontes de Macarrão é uma atividade acadêmica realizada em várias instituições de ensino no Brasil e no exterior. Esta atividade envolve alunos dos cursos da área tecnológica, buscando estabelecer uma relação dos assuntos teóricos estudados nas disciplinas de Estabilidade, física e disciplinas afins, com a prática projetual.

Trunfo Químico – Victor Rafael Almeida da Silva, 2º ano do curso de edificações
Este projeto visa implementar a estratégia de ensino-aprendizagem lúdica relacionado à disciplina de Química do ensino médio por competências. É realizada uma atividade integradora no conteúdo da tabela periódica e suas propriedades de 32 elementos químicos. Assim, foi construído o jogo inspirado no Super Trunfo e aplicado por meio de disputas e competições entre os alunos.

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