Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Maior hospital de Gaza está sem eletricidade

Imagens da guerra entre Israel x Hamas em Gaza. Foto: Getty imagens.
Imagens da guerra entre Israel x Hamas em Gaza. Foto: Getty imagens.

O hospital Al-Shifa, o maior de Gaza, encontra-se sem eletricidade após ser alvo de bombardeios repetidos nas últimas 24 horas, conforme relatado pela ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) neste sábado 11. A organização também comunicou a perda de contato com um cirurgião no hospital al-Quds e recebeu informações sobre o cerco de tanques israelenses a outros centros médicos, incluindo o hospital Al Rantisi.

Quanto ao Al-Shifa, o MSF indicou que perdeu o fornecimento elétrico na sexta-feira 10, mas permanece operacional “apesar dos ataques frequentes e da escassez”. O Ministério da Saúde de Gaza afirmou neste sábado que as operações no Al-Shifa foram interrompidas devido à falta de combustível, resultando na morte de um recém-nascido na incubadora, onde outros 45 bebês estão sendo atendidos.

Israel admitiu confrontos com militantes do Hamas perto do Al-Shifa, negando, no entanto, ter disparado contra o hospital. O governo israelense afirmou que as pessoas ainda podem deixar o local com segurança e que o lado leste do hospital está aberto para evacuações seguras. As Forças de Defesa de Israel alegam que o Hamas utiliza hospitais de Gaza como centros de comando, justificando a necessidade de evacuação.

O MSF denunciou um “bombardeio ininterrupto” que impede a evacuação de pacientes e funcionários do Al-Shifa, com relatos de pessoas sendo baleadas ao tentarem fugir do local. O cirurgião do MSF no Al-Shifa, Mohammed Obeid, destacou a dificuldade de movimentar pacientes operados sem ambulâncias disponíveis para a remoção.

AgoraRN

Banner Gov RN
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube