Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Graffiti Expo Natal celebra 10 anos reunindo artistas de Natal e Pernambuco

Graffiti Expo Natal - Foto: Canindé Soares
Graffiti Expo Natal - Foto: Canindé Soares

A maior exposição coletiva de arte urbana da cidade do Natal, a Graffiti Expo Natal teve um grande debut na última terça-feira 14 celebrando seus 10 anos e reunindo artistas de Natal e Pernambuco. A abertura reuniu cerca de 500 pessoas dos mais diferentes estilos. A exposição segue aberta para visitação até o dia 4 de dezembro na Galeria Newton Navarro (sede da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte) com entrada gratuita.

A Graffiti Expo Natal propõe nesta edição a inspiração em linguagens artísticas que transitam pela cultura popular, como a xilogravura, a tradição dos cordéis com o grafite, expressão urbana e transgressora, fazendo encontro um imaginário da madeira ao spray, dos impressos aos muros, do sertão às grandes cidades.

Graffiti Expo Natal - Foto: Canindé Soares
Graffiti Expo Natal – Foto: Canindé Soares

Para o Secretário Municipal de Cultura, Dácio Galvão, o projeto é uma importante iniciativa e merece ser celebrado. “A Graffiti Expo Natal tem sido há 10 anos um fortalecimento das linguagens urbanas. Ao unir esses artistas ao cordel e à xilogravura, atingimos outro patamar destacando o que temos de melhor em nossa cidade: a cultura potiguar”.

Participam do evento os artistas visuais:Blue, Click, Conde, Dark, Dote, Enaz, Erva Doce, FB Osmo, Flip, Gato preto, Gil, Gis, Led,Lut, M Souto, Nescau, Onirismo, Oxente, Primo, Sam, Stomp, Val, Xipag, Werneck e Yas. Entre os convidados estão: Abaeté do Cordel, Borges, Erick Lima, Estação do Cordel (acervo), Evan, Felipe Bezerra, Neura, Pedro Balduino, Rafa Santos (Pipa), Sou Púrpura, Veio Art (PE). A maioria das obras continuam disponíveis para aquisição no formato leilão, a partir de um lance mínimo estipulado pelos próprios artistas.

“Celebrar 10 anos da Graffiti Expo Natal proporcionando esse diálogo entre a arte urbana, a xilogravura e o cordel é fortalecer e desafiar o potencial criativo de cada participante. Pela primeira vez realizamos leilão das obras e mais de 30 foram vendidas. Isso mostra que o resultado foi positivo para público e os artistas “, declara Marcelo Veni, produtor e idealizador da exposição coletiva.

Homenagens

A exposição realizou 03 homenagens especiais para artistas do Graffiti, Breaking e Ação Social. Artista homenageada por sua atuação no Graffiti, Clara Félix é artista visual autodidata que atua há 5 anos, e já participou de intervenções artísticas no Beco da Lama, Espaço Cultural Ruy Pereira e Escadaria de Mãe Luiza em Natal/RN. É também idealizadora do Projeto LIBERD’ARTE PARA ELAS, voltado para mulheres detentas do sistema prisional.

Ao receber o reconhecimento, Clara dedicou à todas as mulheres. ‘Esse reconhecimento não é só sobre o meu trabalho, é também sobre todas as mulheres que me inspiram e incentivam a ir mais longe’.

Vaniele Marcolino, artista do breaking, e o B-boy Kamal também foram agraciados na noite pelos trabalhos sociais que desenvolvem em suas comunidades aproximando crianças e jovens da cultura hip-hop.

Conhecida também como b-girl Vanny, Vaniele fez parte do projeto social “Motivar” localizado na Vila de Ponta Negra, que consiste numa ONG que utiliza ferramentas sócio educacionais como uma proposta de transformação social, e atende crianças e jovens. Hoje, ela organiza o evento “Batalha do Morro” na comunidade de Mãe Luiza e realiza diversos trabalhos sociais, incluindo aulas de breaking em colégios públicos. Recentemente entrou para o curso de licenciatura em dança.

Graffiti Expo Natal - Foto: Canindé Soares
Graffiti Expo Natal – Foto: Canindé Soares

Já Kamal é coordenador executivo do ABC HIP-HOP KIDS, um projeto filantrópico sem fins lucrativos que dá assistência a 20 crianças e suas respectivas famílias. O projeto trabalha com a cultura Hip-Hop e as danças urbanas no Jardim Progresso.

A noite contou ainda com performances livres de B.boys, B.girls e dos Djs LS e Evan. No palco Flow de Cria, Vic Kabulosa, Batalha da Galeria (Nanduzz, Frizzy e W6), Breno Slick, Ale Du Black e Leozinho do B.A, que receberam participações especiais de Ravia, Amém Ore, Anjoos, Vinicius Pertubardo e Lucas Rharo.

A novidade de 2023, o desfile Street Fashion Expo, mostrou que veio pra ficar e promete ser potencializado na próxima edição. As marcas One Customs, SoulVandal e Vanessa Decora atraíram os olhares e aplausos do público presente .
O artista pernambucano Shell Osmo trouxe a técnica de pintura corporal, body painting, para performances com dois modelos convidados. O grafiteiro e tatuador Werneck apresentou ao vivo a técnica de Xilo Tattoo. O artista e Xilógrafo Erick Lima fez demonstração do uso das matrizes de xilogravura (bases de madeira) e o resultado artístico de cada uma. Dona Militana foi uma das personagens utilizadas por ele.

Sobre a Graffiti Expo Natal

A exposição coletiva reúne desde 2013 dezenas de artistas visuais da cidade e apresenta seus trabalhos dentro de uma galeria de arte, mas sem perder a essência das ruas. MC ‘s, DJs e as performances de B-boys e B-girls conectam ambientes e proporcionam um importante momento para jovens artistas e para o público.

A 9ª Edição do Graffiti Expo Natal conta com apoio cultural da Prefeitura do Natal, Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) através do Edital da Economia Criativa 2023 e Pito Azul Graffiti Shop Natal RN. Realização da MV Projetos Criativos.;

SERVIÇO:

9ª Edição Graffiti Expo Natal

Local: Capitania das Artes- Câmara Cascudo, 434 – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-280

Dia: Até 04 de dezembro

Horário de visitação: 8h às 14h de segunda a sexta-feira

Entrada gratuita

AgoraRN

Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp