Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Presidente da FIERN destaca a força da economia do mar para impulsionar o desenvolvimento do RN

Roberto Serquiz, presidente da FIERN, fala sobre a importância da economia marítima para fortalecer o RN
Roberto Serquiz, presidente da FIERN, fala sobre a importância da economia marítima para fortalecer o RN

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Conselho Regional do SENAI-RN, Roberto Serquiz, destacou na segunda-feira (13) a força da “economia do mar” para impulsionar o desenvolvimento e a qualidade de vida no estado. A análise foi realizada durante discurso na abertura da primeira Semana da Amazônia Azul & Economia do Mar, que a Marinha do Brasil realiza até o dia 19 de novembro, em Natal. O evento conta com apoio da FIERN, do SENAI-RN e de outros parceiros locais.

“O Rio Grande do Norte tem enormes vantagens competitivas para o desenvolvimento da economia do mar e um grande potencial de oferecer à população uma melhor qualidade de vida a partir do desenvolvimento sustentável”, disse Serquiz.

Ele observou que além da pesca e da manutenção de navios, essa extensa área envolve uma faixa costeira composta por 29 municípios e atividades existentes e potenciais ligadas à carcinicultura, energias renováveis, petróleo, minerais, serviços portuários e cabotagem.

Fiern destaca importância da economia do mar

“Os municípios distribuídos nessa faixa costeira respondem por 70,4% do PIB (Produto Interno Bruto – a soma de todas as riquezas produzidas do Rio Grande do Norte) e concentram 58% da população do estado. Nós temos um potencial enorme e condição de oferecer a essa população uma melhor qualidade de vida a partir do desenvolvimento sustentável. Temos a possibilidade de ter um desenvolvimento econômico com sustentabilidade”, acrescentou.

O presidente apresentou o evento como espaço “de uma importância imensurável” para discussão das oportunidades disponíveis a partir da localização privilegiada e da extensão da costa marítima do estado, assim como para suscitar reflexões e divulgar para a sociedade o significado dos conceitos de Amazônia azul e economia do mar.

Cluster Tecnológico Naval do RN.

Roberto Serquiz ressaltou, ainda, que, para promover todo esse potencial, o estado conta com um Cluster Tecnológico Naval, associação fundada oficialmente em dezembro de 2022 para otimizar o desenvolvimento dos setores envolvidos na economia do mar.

A expectativa é que o Cluster Tecnológico Naval do RN atue de forma a aproveitar as características que o estado possui de forma a fortalecer investimentos, políticas públicas, legislações e todas as questões e tomadas de decisão que envolvam Economia do Mar. O fundador e presidente do Cluster, Amaro Sales de Araújo, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-presidente da FIERN, e o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, participaram do evento.

A ACTN-RN foi fundada em 14 de dezembro de 2022, na Casa da Indústria, pela Federação das Indústrias do RN (FIERN), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no RN (SENAI-RN), Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura do Brasil (Coopesbra), Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), 3R Petroleum e Intermarítima Portos & Logística. Em 7 de março de 2024, a associação será aberta para a participação de outras instituições e empresas.

“Esse Cluster foi fundado a partir dos esforços de seis instituições e, a partir do próximo ano, vai abrir as portas para receber associados em prol do desenvolvimento sustentável a partir da economia do mar”, antecipou Roberto Serquiz.

O Cluster do RN foi tema de palestra ministrada pelo secretário-executivo da Associação do Cluster Tecnológico Naval do RN (ACTN-RN), Daniel Lana Penteado. Segundo ele, organizado como um arranjo produtivo local, o Cluster do RN tem como princípio a promoção da sinergia e a geração de negócios entre os atores envolvidos direta e indiretamente com a Economia do Mar no Rio Grande do Norte, por meio da interação sistêmica entre Academia, Iniciativa Privada e Governo, criando um amplo espaço de consenso e promovendo o desenvolvimento econômico e social da região.

“Para alcançar esse objetivo, buscamos a consolidação de um ambiente de cooperação e parcerias para agentes econômicos, públicos e privados, bem como interações estratégicas com outros Clusters marítimos e tecnológicos no país e no exterior”, destaca Daniel.

Durante o painel, Daniel também apresentou a plataforma ‘Economia Azul’, desenvolvida em parceria com o Observatório da Indústria MAIS RN, e o planejamento estratégico 2024-2029 para o Cluster. Desenvolvida a partir do conceito de Business Intelligence (BI), a plataforma mostra números atualizados sobre emprego, estabelecimentos, remuneração média, participação na economia, exportação e população ligadas a economia do mar e Amazônia Azul.

Evento será até o dia 19 de novembro e conta com apoio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte
Evento será até o dia 19 de novembro e conta com apoio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte

AgoraRN

Arleide ÓTICA
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp