Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

MPRN Perto de Você terá ação do projeto Pai Legal na edição especial zona Norte

Imagem de uma coleta de sangue para exame de investigação de paternidade

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) irá realizar uma edição especial do MPRN Perto de Você entre os dias 4 e 7 de dezembro. Dentro deste evento, será realizada uma ação do projeto Pai Legal, marcada para acontecer em 6 de dezembro, das 9h às 17h, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Essa ação está sendo organizada e será executada pelas 7ª e 50ª Promotorias de Justiça de Natal. O projeto, sempre é desenvolvido por adesão das Promotorias de Justiça que trabalham na área de família e consiste em buscar garantir o nome do genitor na certidão de nascimento de crianças que ainda não tem a paternidade inserida formalmente no documento.

Inicialmente, as unidades ministeriais fazem um levantamento prévio, normalmente junto a escolas, para identificar crianças e adolescentes que não apresentam a filiação paterna no RG. A partir disso, é instaurado um procedimento extrajudicial. Nesse momento, as mães são convidadas a prestar esclarecimentos sobre a paternidade.

Em seguida, busca-se a identificação do suposto pai e a tentativa de reconhecimento voluntário ou a realização de exame de DNA, caso não seja reconhecido espontaneamente. Em situações mais complexas, pode ser necessário o ajuizamento de ação de investigação de paternidade. Há ainda a possibilidade de se reconhecer a filiação socioafetiva quando há elementos para tanto.

Assim, durante a ação, serão oferecidos testes de DNA e atendimento aos pais e filhos. O atendimento inicial será realizado pelos servidores do MPRN e, caso necessário, será feita a coleta de DNA, seja por sangue ou saliva. A demanda é livre e qualquer pessoa interessada pode participar.

MPRN Perto de Você

Trata-se de um projeto que visa aproximar a instituição e a sociedade potiguar, apresentando um retrato de como seus integrantes atuam para buscar garantir os direitos da população.

MPRN

Dr. DINNA Oliveira
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube