Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Natal anuncia implementação de método inovador de combate a arboviroses

Natal anuncia método contra arboviroses. Foto: Agência Brasil.
Natal anuncia método contra arboviroses. Foto: Agência Brasil.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por intermédio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), vinculada ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), participou da 1ª Reunião de Implementação do Método Wolbachia, tecnologia voltada para auxiliar no combate à dengue, Zika, chikungunya e febre amarela no município.

O encontro inaugural contou com a presença de representantes da SMS Natal, Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP). Durante a reunião, a equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) apresentou o cenário epidemiológico de Natal para a equipe do Ministério da Saúde, que também realizou uma visita às instalações municipais de controle vetorial para planejar estratégias de implementação do método no território.

O secretário municipal de saúde, George Antunes, expressou otimismo em relação ao método, que está programado para iniciar sua implementação no município em 2024, destacando experiências positivas em outros locais, como Niterói, onde houve uma redução preliminar de 75% nos casos dessas doenças.

O Método Wolbachia envolve a liberação de insetos portadores da Wolbachia (um microrganismo intracelular presente em cerca de 50% dos insetos, mas ausente no Aedes aegypti) na natureza. Esses insetos se reproduzem com os Aedes aegypti locais, estabelecendo uma população de mosquitos, todos portadores de Wolbachia e incapazes de desenvolver e transmitir os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela.

Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), explicou que a presença do microrganismo no mosquito impede o desenvolvimento das arboviroses, reduzindo a transmissão dessas doenças. O método é considerado uma estratégia complementar às ações de vigilância e prevenção de arboviroses do município, incluindo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes (LIRA) e ovitrampas, tecnologia usada desde 2015 no município, que agora serve como referência de monitoramento entomológico para o programa nacional de vigilância das arboviroses do Ministério da Saúde em todo o país.

AgoraRN

Arleide ÓTICA
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube