Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

O caminho encurta; leia a coluna de Sávio Hackradit

Prefeitura do Natal. Foto: Reprodução.
Prefeitura do Natal. Foto: Reprodução.

O caminho rumo ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, começou a encurtar para aqueles que pretendem disputar a cadeira de prefeito em 2024. O ano de 2023 contou com 12 pré-candidatos, testados em 18 pesquisas de institutos diferentes, com os nomes de Carlos Eduardo, Natália Bonavides, Rafael Motta, Wendel Lagartixa, Paulinho Freire, Bruno Giovanni, Kleber Fernandes, Eudiane Macedo, Irapuã Nobrega, general Girão, Robério Paulino e sargento Gonçalves.

Ao longo dos meses, alguns foram ficando pelo meio do caminho e o quadro de prováveis candidatos aparece se afunilar para os nomes de Carlos Eduardo (PSD), Natália Bonavides (PT), general Girão (PL), Joana Guerra (Republicanos) e do vereador Robério Paulino (PSOL). É bom lembrar que a secretária de planejamento do município de Natal, Joana Guerra, é a bola da vez do prefeito Álvaro Dias, que durante este ano de 2023 testou outros nomes que não se viabilizaram. E se Joana não se viabilizar até abril/maio do ano que vem, Álvaro vai apoiar quem? Ao se confirmarem essas quatro candidaturas, o natalense terá a oportunidade de escolher o seu prefeito ou prefeita entre quatro perfis diferentes.

Então vejamos: Carlos Eduardo (PSD) já foi prefeito de Natal por 4 vezes e tem larga experiência administrativa. Sua candidatura é calcada nas administrações anteriores, pelas quais é bem avaliado como bom gestor. Ele liderou este ano todas as 18 pesquisas feitas por institutos diferentes. Politicamente, aproximou-se do ex-senador José Agripino e do deputado federal Paulinho Freire, do União Brasil. Tem ainda o apoio do Cidadania, do ex-deputado Wober Júnior.

A deputada federal Natália Bonavides (PT) foi bem votada em Natal na última eleição e cacifou sua candidatura no partido. Além da boa votação em Natal, conta com o apoio da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Lula (PT), principal cabo eleitoral nacional, segundo as pesquisas divulgadas.

É nesse tripé de boa votação em Natal e apoio de Fátima e Lula que Natália pretende alavancar sua candidatura, que sempre pontuou no segundo lugar em todas as pesquisas. O general Girão (PL) firma sua candidatura na extrema direita, com o apoio do ex-presidente Bolsonaro. Conta ainda com o apoio do senador Rogério Marinho (PL). Se confirmada a candidatura do general Girão, o resultado da eleição de outubro de 2024 vai mostrar a força da extrema direita em Natal. Além disso, o senador Rogério Marinho vai saber o tamanho que o bolsonarismo raiz tem no maior colégio eleitoral do estado, para se cacifar como candidato ao governo em 2026.

A candidatura de Joana Guerra (Republicanos) depende única e exclusivamente do atual prefeito de Natal, Álvaro Dias. Esse caso é emblemático para Álvaro. Um sucesso com Joana o coloca num patamar de liderança invejável em Natal e alarga o seu caminho para ser candidato ao governo do estado, em 2026. Um insucesso liquida suas pretensões. Com Joana Guerra, o prefeito Álvaro Dias vai para o tudo ou nada.

Por fim, a candidatura do vereador Robério Paulino (PSOL) é uma grande incógnita. Robério já foi candidato a prefeito de Natal e obteve uma boa votação. Vai repetir a boa performance eleitoral? Enquanto o caminho para o pleito municipal de 2024 encurta, as peças no tabuleiro eleitoral começam a ser armadas. Os times vão iniciar o ano ajustando suas equipes para a grande disputa, em outubro de 2024.

Hackradt é jornalista e consultor político.

AgoraRN

Banner Gov RN
Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube