Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Pela 1ª vez, Brasil se declara mais pardo que branco; leia a coluna de Opinião

Brasileiros andando na rua. Foto: Peeterv/Getty Images/iStockphoto.
Brasileiros andando na rua. Foto: Peeterv/Getty Images/iStockphoto.

O número de brasileiros que se declaram pardos cresceu 11,9% desde 2010, passou o de brancos e se tornou o maior grupo racial do país pela primeira vez, com 45,3% da população, segundo os dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população que se declara preta também cresceu – hoje 10,2% dos brasileiros se dizem pretos –, assim como a de indígenas (0,8% dos brasileiros assim se identificam). A parcela dos que se declaram brancos voltou a cair, em linha com o que acontece desde 2000, e passou a ser o segundo maior grupo, com 3,5% da população.

A de amarelos também recuou, para 0,4%, e voltou ao mesmo patamar de 30 anos atrás.

A definição da cor ou raça no Censo é feita por autodeclaração. Ou seja, o morador entrevistado identifica a si mesmo de acordo com uma de cinco alternativas: branca; preta; amarela; parda ou
indígena (havia a opção de não declarar a raça, mas só 0,005% dos entrevistados decidiram assim).

O instituto considera amarelas pessoas com ascendência de alguns países orientais, como Japão e China, por exemplo. Quando o indivíduo assim se identificava, o pesquisador explicava isso e dava a chance para que a opção fosse alterada ou mantida.

Embora o quesito cor seja pesquisado no Brasil desde o primeiro Censo de 1872, ele passou a ser denominado “cor ou raça” apenas partir de 1991. Por isso, a série histórica divulgada pelo IBGE começa ali.

TIRO

A Câmara de Natal aprovou um projeto de lei nesta semana, de autoria da vereadora Camila Araújo (União), que garante o funcionamento de clubes e entidades destinadas à prática e ao treinamento de tiro desportivo, sem exigência de distanciamento mínimo de quaisquer outras atividades. O projeto agora segue para sanção do prefeito Álvaro Dias.

INICIATIVA INTELIGENTE

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, elogiou projeto do governo Celular Seguro, lançado na última terça-feira com a promessa de barrar de forma rápida o acesso de criminosos a aparelhos roubados. Em entrevista ao portal Metrópoles, o parlamentar avaliou a iniciativa como “inteligente” e afirmou esperar que “surta efeito”. O aplicativo (para Android e iOS), que já está disponível, funciona como uma espécie de “botão de segurança” para os casos de roubos ou furtos.

INVERSÃO

O PT acionou o Conselho de Ética da Câmara contra cinco deputados bolsonaristas, nesta sexta-feira, alegando quebra do decoro parlamentar por conta de xingamentos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sessão do Congresso Nacional nesta semana. Em relação ao deputado federal Messias Donato (Republicanos-ES), além de acusá-lo de “ofender a honra” de Lula, o partido argumenta que o parlamentar capixaba agrediu o deputado Washington Quaquá (PT-RJ), que reagiu lhe desferindo um tapa no rosto.

FRITURA

Os principais líderes do centrão atribuem nos bastidores ao ministro das Relações Institucionais, Ale-
xandre Padilha, vazamentos que saem do Palácio do Planalto e vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não teriam sido acordados com os deputados. Em entrevista à GloboNews nesta semana, Lira acusou “membros e interlocutores do governo” de vazar mentiras para causar atritos entre os poderes. Ele não quis citar nomes, mas estava se referindo a Padilha.

FIM DA REELEIÇÃO

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, indicou, nesta sexta-feira (22/12), que a Casa deve priorizar no próximo ano os projetos que acabam com a reeleição para o Executivo; o que estabelece um limite de tempo para os mandatos do Supremo Tribunal Federal (STF); e o que criminaliza a posse de drogas. Segundo ele, o fim da reeleição é “muito forte entre os senadores”.

PARNAMIRIM

O prefeito Rosano Taveira promete anunciar seu candidato à sucessão em Parnamirim só após o Carnaval. Nos últimos dias, o nome do secretário de Gabinete Civil, Homero Grec, cresceu politicamente. Além dele, estão sobre a mesa de Taveira os nomes da vice-prefeita Kátia Pires, do comunicador e ex-vereador de Natal Salatiel de Souza e do presidente da Câmara Municipal, Wolney França.

ASTRAL

O jornalista Gerson de Castro, chefe da Divisão de Rádio e TV da Assembleia Legislativa do RN, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). A Astral conta com 36 afiliados, incluindo rádios e TVs legislativas de todo o País. Durante a Conferência Nacional da União Na-
cional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), em novembro, foi aprovado o novo estatuto da entidade com objetivo de fortalecer e modernizar a atuação dos canais de comunicação legislativos. A implementação será um dos desafios do novo presidente. Também do RN, a jornalista e diretora de Comu nicação da ALRN, Marília Rocha, foi reeleita para seguir no comando da diretoria de Comunicação da Astral.

NATAL BOMBANDO

Natal é a capital que terá maior aumento da presença de turistas estrangeiros no verão 2024, na comparação com 2023. A informação é da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) que aponta o aumento da presença de turistas estrangeiros nas seis capitais mais procuradas do Brasil em janeiro de 2024 em relação a janeiro de 2023.

AgoraRN

VIGGO BANNER
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp