Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Ufersa assina convênio com Agência Espacial Brasileira para avançar em pesquisas aeroespaciais

Acordo de Cooperação Técnica entre a AEB e as universidade Ufersa e Mackenzie objetiva o desenvolvimento e a formação de recursos humanos na área de Geodésia Espacial/Foto: AEB
Acordo de Cooperação Técnica entre a AEB e as universidade Ufersa e Mackenzie objetiva o desenvolvimento e a formação de recursos humanos na área de Geodésia Espacial/Foto: AEB

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) busca avançar em suas pesquisas aeroespaciais com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica sobre Geodesia Espacial na última quinta-feira 21. O acordo foi firmado em uma conferência na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB) em Brasília, envolvendo também a Universidade de Mackenzie.

A cerimônia contou com a presença do presidente da AEB, Marco Antônio Chamon, da reitora da Ufersa, professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, e do reitor da Universidade de Mackenzie, professor Marco Túlio Castro de Vasconcelos, entre outros convidados.

O Acordo de Cooperação Técnica tem como objetivo o desenvolvimento e a formação de recursos humanos na área de Geodésia Espacial, no âmbito do Programa Brasileiro de Interferometria de Linha de Base Muito Longa, a partir das operações do Rádio Observatório Espacial do Nordeste (ROEN), localizado na cidade de Eusébio, no Ceará.

A reitora da Ufersa destacou a importância do convênio, afirmando que representa um grande diferencial para a universidade, com um impacto imensurável. Ela ressaltou que a Ufersa agora faz parte do cenário internacional da ciência e da tecnologia, com a chancela da Agência Espacial Brasileira e da Universidade de Mackenzie.

A assinatura do convênio é considerada um marco histórico para as instituições envolvidas, conforme destacou o presidente da AEB, Marcos Chamon. Ele enfatizou a necessidade de ampliar as operações, envolvendo mais talentos nesse empreendimento, visando benefícios para a pesquisa científica brasileira e o desenvolvimento tecnológico na área espacial. Chamon expressou confiança no potencial das universidades Mackenzie e Ufersa para dar continuidade ao projeto.

AgoraRN

Arleide ÓTICA
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp