Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Fonte luminosa de Ponta Negra segue desativada

Fonte luminosa de Ponta Negra segue desativada e com rachaduras. Foto: José Aldenir/Agora RN.
Fonte luminosa de Ponta Negra segue desativada e com rachaduras. Foto: José Aldenir/Agora RN.

A fonte luminosa de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, situada ao lado da Árvore de Mirassol, continua desativada. O AGORA RN denuncia a falta de utilização do equipamento desde 2022. Na época, o Rio Grande do Norte estava em plena epidemia de dengue e a obra apresentava água parada e estava sem funcionamento. Mais de um ano depois, pouca coisa mudou. Pelo menos, foi o que a reportagem conseguiu identificar recentemente.

No local, é possível ver um menor volume de água parada desde a reportagem feita no dia 27 de maio de 2022. Porém, o equipamento permanece desativado, com sujeira e algumas rachaduras. A obra deveria ter sido entregue pela gestão municipal em 2014, mas passou por readequações do projeto arquitetônico.

Questionada sobre o motivo do equipamento estar desativado, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) aponta problemas nas bombas de água em decorrência de tentativas de furtos. “A prefeitura estuda opções de revitalização daquela área. Ainda não tem projeto definido”, disse.

A reportagem do AGORA RN identificou lixo na região. Porém, a Semsur confirmou ter feito a limpeza da área após contato feito com a assessoria de imprensa.

Fonte luminosa

A fonte fica localizada, às margens da BR 101, no canteiro central próximo ao Viaduto de Ponta Negra. A obra faz parte de um conjunto que conta com outros três equipamentos do mesmo modelo, espalhados pela cidade.

O serviço estava à cargo da empresa Servlight Gestão e Instalações Elétricas, que recebeu quase R$ 2,2 milhões, conforme previa extrato do contrato publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 29 de maio de 2014.

O documento incluía o provimento de mão de obra, materiais e equipamentos e tinha o prazo de vigência de 120 dias, que não foi cumprido, com início em 28 de maio de 2014 e término em 24 de setembro do mesmo ano.

Segundo foi divulgado pela Prefeitura de Natal na época, as fontes luminosas seriam construídas na própria Praça da Árvore e também ao redor do viaduto de Ponta Negra; entre a Via Costeira e a Roberto Freire; na descida da Ladeira do Sol; e na Praça Pedro Velho (Praça Cívica).

O AGORA RN questionou a Semsur sobre o motivo da obra não ter sido retomada, mas o órgão não respondeu até o fechamento desta reportagem.

AgoraRN

Arleide ÓTICA
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp