Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

Empresa é autuada por despejo irregular de água suja em lagoa da Zona Oeste de Natal

Viatura de fiscalização ambiental da Semurb. Foto: José Aldenir/Agora RN.
Viatura de fiscalização ambiental da Semurb. Foto: José Aldenir/Agora RN.

Na tarde de quinta-feira 01, a equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) flagrou em uma vistoria por drone, uma garagem de ônibus fazendo despejo irregular de água servida, na Lagoa de Captação de São Conrado, localizada no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, Zona Oeste de Natal. A empresa foi autuada por infração ambiental e orientada a suspender o lançamento da água.

Ao receber a autuação, o proprietário se comprometeu a realizar o processo de tamponamento de forma voluntária, tendo essa ação sido comprovada na manhã desta sexta-feira 02, quando o dono compareceu à sede da secretaria em busca de informações sobre o processo de regularização de sua situação. O Auto de Infração aplicado prevê uma multa que varia entre R$ 500 e R$ 2000.

Segundo a supervisora de fiscalização de Água e Solo (SPASO) da Semurb, Rejane Alves, o flagrante foi possível graças a um voo de drone realizado pela equipe de fiscais, na Lagoa, ocorrido em 22 de janeiro. Além do despejo irregular, eles também identificaram cercas deterioradas, acúmulo de lixo e ocupações nas proximidades da Lagoa. “Outros casos de despejo de efluentes estão sob investigação pela Semurb”, afirma ela.

Segundo a lei municipal nº 4.100/1992, o descarte de água servida na rua é caracterizado como infração ambiental, acarretando danos à saúde da população e ao bom funcionamento da cidade. Há também o risco de proliferação de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya.

A manutenção e limpeza das lagoas de captação são atribuições da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra), que pode ser contatada pelo telefone 3232-8100. No entanto, a população do entorno é orientada a não destinar lixo ou qualquer outro tipo de efluente para o interior desses equipamentos de drenagem, a fim de evitar danos graves à saúde pública.

Para denúncias de situações semelhantes, a Ouvidoria da Semurb está disponível pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h. A colaboração da população é fundamental para preservar o meio ambiente e garantir a qualidade de vida de todos.

AgoraRN

Pesquisar
Categorias
WhatsApp
Canal YouTube