Arleide Ótica topo
Categorias
Pesquisar

A mensagem anual de Fátima e a importância da comunicação; leia opinião de Vagner Araujo

Encontro dos Governadores do Nordeste Fatima Bezerra RN 103
Governadora Fátima Bezerra - Foto: reprodução

A mensagem anual da governadora Fátima Bezerra à Assembleia Legislativa revelou um compêndio de realizações e projetos que, apesar de sua magnitude, não tem alcançado o conhecimento pleno da população. A lacuna entre realizações governamentais e percepção pública aponta para a necessidade de uma estratégia de comunicação mais abrangente.

A gestão de Fátima Bezerra, marcada por desafios financeiros, não só manteve o compromisso com a responsabilidade fiscal — evidenciado pelo pagamento em dia dos servidores — mas está avançando em importantes frentes de desenvolvimento e infraestrutura. A inclusão do estado no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com um aporte de R$ 45 bilhões, é apenas um exemplo das conquistas que abarcam desde a duplicação de rodovias até a construção de infraestrutura hídrica e educacional.

No entanto, a aparente invisibilidade desses avanços junto ao grande público sugere uma distância na comunicação governamental que vai além da mera propaganda. A comunicação governamental, conforme previsto na Constituição, é prestação de contas e direito da população de saber dos serviços e obras que impactam suas vidas. Neste contexto, a sugestão de uma agenda de visitas aos municípios e regiões por parte da governadora não apenas potencializaria a visibilidade dessas realizações gerando notícias e entrevistas que aproximam o governo dos cidadãos.

A experiência mostra que a proximidade física dos governantes com as regiões e os segmentos podem revigorar a percepção pública sobre a gestão, transformando a maneira como os projetos e obras são recebidos. No caso do Rio Grande do Norte, tal aproximação se faz ainda mais necessária, considerando o volume e a importância das iniciativas em curso.

Ademais, a adesão a programas de equilíbrio fiscal, que abre portas para modernização da infraestrutura rodoviária, por exemplo, a implementação de ações na segurança, educação – como a construção dos Ierns, saúde – como o hospital da mulher, entre outras, são conquistas que, quando adequadamente comunicadas, têm o potencial de reforçar o apoio popular e garantir a continuidade dos esforços de desenvolvimento.

A gestão estadual precisa intensificar sua comunicação, adotando de forma proativa para que a população esteja plenamente ciente e possa se beneficiar das diversas iniciativas e obras que estão sendo realizadas.

Em suma, uma agenda de visitas, acompanhada de uma comunicação mais assertiva, não só ampliaria a visibilidade dessas realizações, como também reforçaria o sentido do que vem sendo feito promovendo uma governança mais aberta, participativa e reconhecida por seus cidadãos. A altura do que foi revelado na Mensagem da Governadora.

AgoraRN

Banner Gov RN
Pesquisar
Categorias
Canal YouTube
WhatsApp